'Sardine Canneries on the Eastern Adriatic' por Marija Barovic Conferência
Projeto Fish-A

12 de março de 2024, 3.ª feira, 18h30, Salão Nobre

A investigadora Marija Barović, da Universidade de Zagreb, apresenta na FAUP uma conferência em Inglês que discute o desenvolvimento da indústria conserveira de sardinha na Croácia dos séculos XIX e XX, e o seu impacto nos sistemas ecológicos.

Na sessão, organizada no âmbito do projeto 'Fishing Architecture', coordenado pelo investigador André Tavares e em curso no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, vão ser abordados os resultados da investigação Adriatic Spatial Ecologies.

Sobre a Conferência
No final do século XIX, a emergência de uma indústria conserveira da sardinha transformou a estrutura social e urbana das povoações na costa leste do Adriático. Concebidas como arquitetura-tipo, estas instalações de produção foram modificadas em função das transições políticas, sociais e económicas da Croácia do século XX, mas também na sequência das alterações dos sistemas ecológicos em que se inseriam, revelando uma capacidade de contínua adaptabilidade e flexibilidade em função das circunstâncias.
Seguindo as pistas oferecidas pelas chamadas «Ecologias Espaciais do Adriático», esta apresentação examina a história da indústria do processamento do peixe, procurando determinar fatores e atores deste processo, sejam estes tangíveis ou imateriais, humanos ou ambientais, ao mesmo tempo que reconhece o impacto destas arquiteturas nos sistemas naturais e construídos.

Sobre a conferencista
Marija Barovićé doutoranda, investigadora e professora assistente na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Zagreb. Formada em arquitetura desde 2015 pela Univerisdade de Zagreb, frequentou também aÉcole Nationale Supérieure d’Architecture de Paris La Villette. Em 2022 concluiu um mestrado em Estudos de Design em História e Filosofia naHarvard Graduate School of Design. A sua investigação tem-se desenvolvido na área da epistemologia do espaço, considerando o modo como o conhecimento profissional, as forças culturais e as aspirações comuns afetam os processos de definição e produção das formas. Neste momento está a desenvolver um estudo sobre a arquitetura moderna e o seu imaginário a partir das relações entre edificado e ecossistemas, tendo como foco a indústria conserveira de sardinha.

Sobre o projeto Fishing Architecture
'Fishing Architecture' é um projeto de investigação do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP), financiado pelo European Research Council, que irá traçar uma história ecológica da arquitetura do Atlântico Norte a partir do bacalhau, sardinha e atum, em casos de estudo nos Estados Unidos, Canadá, Islândia, Inglaterra, Noruega, França e Portugal.

Entrada livre (sujeita à lotação do espaço).
A conferência será em Inglês, sem tradução.