Lançamento do catálogo da exposição 'Fernando Távora. Pensamento Livre' com Álvaro Siza, Alexandre Alves Costa e Eduardo Souto de Moura

5 de janeiro de 2024, 5.ª feira, 18h30, Auditório Fernando Távora

O lançamento do catálogo da exposição 'Fernando Távora. Pensamento Livre', integrada nas comemorações do centenário do nascimento do arquiteto portuense (1923-2005) - Távora 100, decorre no dia 25 de janeiro, às 18h30, no Auditório Fernando Távora. É apresentado pelo curador e coordenador, Alexandre Alves Costa, a que se juntam Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura.

A edição conta com uma nota interpretativa de críticos da nova geração sobre cada uma das obras sete obras expostas: Pedro Levi Bismarck; Pedro Baía; Carlos Machado e Moura; Eliana Sousa Santos; Bruno Gil; Beatriz Serrazina; e Joana Restivo, respetivamente.

'Fernando Távora. Pensamento Livre' é uma iniciativa da Fundação Marques da Silva e da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Com curadoria de Alexandre Alves Costa (coordenador), Ana Alves Costa, Jorge Figueira, José António Bandeirinha, Luís Martinho Urbano, Maria Manuel Oliveira, a mostra propõe um percurso pela vida e obra do Arquiteto Fernando Távora.

A exposição é a ação central de Távora 100. Este programa comemorativo do Centenário de Fernando Távora constitui uma proposição comum da Ordem dos Arquitetos, da Fundação Marques da Silva e das três Escolas de Arquitetura onde se fez sentir a sua visão inovadora e, até, (re)fundacional, a Faculdade de Arquitectura da U. Porto, o Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra e a Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho.

O programa Távora 100 conta com o apoio do Banco BPI; Fundação la Caixa; DST Group; Tintas Cin; e a Efapel.

Entrada livre (sujeita à lotação do espaço).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.