'Integrar Diálogos, Auscultar Potencialidade' com Atelier do Corvo, Gémeo Luis, Fernando Rocha e Álvaro Domingues
Ciclo de debates
'Integrar Diálogos, Auscultar Potencialidade' com Atelier do Corvo, Gémeo Luis, Fernando Rocha e Álvaro Domingues Ciclo de debates
15 de outubro de 2024, 3.ª feira, 18h30, Auditório Fernando Távora - FAUP
A primeira sessão do ciclo de debates 'Arquitetura e Arte na (Re)Construção do Lugar Urbano' é dedicado ao tema 'Integrar Diálogos, Auscultar Potencialidades' e conta com a participação de Álvaro Domingues (geógrafo, professor e investigador na FAUP), Atelier do Corvo (estúdio de arquitetura e urbanismo), Fernando Rocha (Vereador da Câmara Municipal de Matosinhos nos Pelouros da Cultura, Gestão Urbanística e Património Municipal) e Gémeo Luís (designer/artista).
A conversa propõe uma reflexão alargada sobre as potencialidades de diálogo entre as disciplinas da Arte e da Arquitetura na produção espacial contemporânea. Partindo da visão do Atelier do Corvo, um estúdio de arquitetura conhecido pela proximidade à prática artística, o evento propõe explorar as confluências entre estas duas disciplinas. O debate contará também com a participação de Gémeo Luís, designer e artista, que partilhará a sua experiência de colaboração com arquitetos em diversos projetos. O geógrafo Álvaro Domingues (investigador CEAU) junta-se a este debate para ajudar a pensar como se cria, simbólica e culturalmente, o senso de lugar no ambiente urbano e que papel pode ter a Arte Contemporânea neste processo. A conversa terá o contributo de Fernando Rocha, Vereador da Câmara Municipal de Matosinhos, responsável pelos pelouros da Cultura, Gestão Urbanística e Património Municipal, que abordará os desafios concretos destes processos municipais naquilo que implica, hoje, a produção do urbano.
Biografias
Álvaro Domingues (1959) é geógrafo, professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e investigador no Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU-FAUP). Entre as suas publicações destacam-se Portugal Possível (2022, com Duarte Belo), Paisagem Portuguesa (2022, com Duarte Belo), Paisagens Transgénicas (2021), Volta a Portugal (2017), Território Casa Comum (2015, com N. Travasso), A Rua da Estrada (2010), Vida no Campo (2012) e Políticas Urbanas I e II (com N. Portas e J. Cabral, 2003 e 2011), e Cidade e Democracia (2006). É sócio correspondente da Academia de Ciências de Lisboa e escreve regularmente no Jornal Público.
Atelier do Corvo é um estúdio de arquitetura português, fundado em 1996 em Miranda do Corvo, pelo arquiteto Carlos Antunes (FAUP, 1995) e a arquiteta Désirée Pedro (FAUP, 1996). Para lá da prática de arquitetura e urbanismo do atelier, dividem a vida profissional entre o ensino, a codireção da Bienal de Coimbra e do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra. São ambos doutorandos em Arte Contemporânea no Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, faculdade onde lecionam. Trabalham regularmente com artistas, incluindo em projetos de arquitetura colaborativos, como: Círculo de Artes Plásticas Sereia, com Alberto Carneiro e Sebastião Resende; Casa no Gondramaz, com Rui Anahory e atualmente desenvolvem uma loja-atelier com o artista José Pedro Croft.
Fernando Rocha (1958) iniciou a sua atividade profissional como jornalista, tendo começado a colaborar com a C.M.Matosinhos como Assessor de Imprensa onde, desde 1997, assume o lugar de vereador, percorrendo diferentes pelouros - atualmente tem a seu cargo as áreas da Cultura, do Património Municipal e Gestão Urbanística de Matosinhos ( município onde foi Vice-Presidente da Câmara entre 2017 e 2021).Foi Vice-Coordenador dos Vereadores da Cultura da Área Metropolitana do Porto e representa a CMMatosinhos nos Conselhos de Fundadores da Casa da Música e da Fundação de Serralves, assumindo ainda a presidência da ANCIMA (Associação para a Animação da Cidade de Matosinhos).
Gémeo Luís é o pseudónimo de Luís Mendonça (Maputo, 1965). Designer, professor e investigador na FBAUP. É membro do ID+ Instituto de Investigação em Design Media e Cultura e da ELOS (Universidade Santiago de Compostela). Com atividade multifacetada e premiada nacional e internacionalmente, desenvolve trabalho multidisciplinar nos domínios do Design de Comunicação, Design de Produto, Design Social, Empreendedorismo, Ilustração, Cenografia, Arquitetura, Museografia ou Escultura. Da curadoria à edição, da escultura pública ao produto industrial, das oficinas tradicionais à tecnologia contemporânea, desenvolve projetos marcados pela transversalidade, ao longo dos quais é conhecida a sua colaboração com profissionais de outras áreas disciplinares, como é o caso da arquitetura.
Sobre o Ciclo 'Arquitetura e Arte na (Re)Construção do Lugar Urbano'
'Arquitetura e Arte na (Re)Construção do Lugar Urbano' é um Ciclo de Debates que promove um momento de reflexão pública e coletiva em torno dos processos contemporâneos de produção espacial do urbano. Este Ciclo está enquadrado na investigação desenvolvida porInês Osório(Bolseira FCT) no âmbito do Programa de Doutoramento em Arquitetura, Dinâmicas e Formas Urbanas, na FAUP, filiada ao grupo de investigação 'Morfologias e Dinâmicas do Território' do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (MDT/CEAU-FAUP).
Próximas sessões:
7 nov. 18h30
CAAA
Guimarães'Centros Urbanos: Conectando Memória, Usos e Significado'
Ana Jotta (artista plástica)
Inês Moreira (curadora/investigadora culturas urbanas)
Maria Manuel Oliveira (arquiteta/urbanista)
Ricardo Rodrigues (arquiteto/chefe de divisão centro histórico de Guimarães)
9 nov. 16h30
Zetgallery
Braga'Sentir o Contexto, Construir a Cidade, Modelar a Identidade'
Fernanda Fragateiro (artista plástica)
João Gomes da Silva (arquiteto paisagista)
Rui Mendes (arquiteto)
Sara Antónia Matos (curadora artística)
3 dez. 18h30
FAUP
Porto
'A Cidade Sistémica: Territórios do Futuro, Caminhos do Passado'
Estúdio Topotek (arquitetos paisagistas)
Gabriela Vaz-Pinheiro (curadora/investigadora em arte e design)
José Pedro Sousa (arquiteto/membro 'HLRT' New European Bauhaus)
Rui Mealha (arquiteto urbanista)
Mecenas: zet gallery | Entidades de acolhimento: CEAU/FAUP, CAAA, zet gallery | Investigação financiada por FCT, República Portuguesa-Educação, Ciência e Inovação
Entrada Livre.
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Esta iniciativa é passível de ser registada e divulgada pela FAUP através de fotografia e vídeo.
A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.