Encerramento da Exposição "Cartografia Manuel Botelho: Obra e Projeto" Parceria FAUPLançamento de livro e Mesa-Redonda

O encerramento da exposição 'Cartografia Manuel Botelho: Obra e Projeto' vai ser assinalado no dia 6 de maio com o lançamento da monografia 'Manuel Botelho. Obra e Projecto 1980-2008' e com uma mesa-redonda.

O livro, que traça uma retrospetiva inédita do percurso do arquiteto Manuel Botelho, reúne, ao longo de 360 páginas, uma seleção de 27 obras e projetos, bem como um conjunto de ensaios originais de Carlos Machado, José Manuel Soares, Jorge Reis, Victor Mestre e Bruno Baldaia. Será apresentado pelos editores António Neves, Bruno Baldaia e Carlos Maia, e pelo coordenador editorial, Pedro Baía. Trata-se de uma publicação da Circo de Ideias e tem o apoio da Fundação Marques da Silva. A sessão tem início às 15h30.

A mesa-redonda, com início às 16h00, será moderada por Jorge Figueira com a participação de Carlos Machado, Manuel Mendes, Maria José Casanova e Pedro Bandeira. Um painel constituído por antigos colaboradores de Manuel Botelho e, sobretudo, por arquitetos e investigadores que se têm vindo a dedicar ao estudo e critica da Arquitetura Portuguesa, para procurar responder ao desafio de nela posicionar a obra desenvolvida por este arquiteto.

Comissariada por António Neves, Bruno Baldaia, Carlos Maia, Duarte Belo e Luís Urbano a Exposição resulta de uma parceria entre a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), a Fundação Marques da Silva (FIMS), o Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo/FAUP (CEAU/FAUP), o Laboratório da Paisagem, Património e Território (Lab2PT) e a Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD-UM); e conta com o apoio à divulgação da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OA-SRN).

A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.

6 de maio de 2023, Sábado, 15h30

Fundação Marques da Silva