Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2024 'Catástrofes e Conflitos à luz da Carta de Veneza' Encontro

18 de abril de 2024, 5.ª feira, 14h30, FAUP

No dia 18 de abril comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, aprovado pela UNESCO em 1983, que este ano é subordinado ao tema 'Catástrofes e Conflitos à luz da Carta de Veneza'.

A FAUP e o Icomos Portugal coorganizam um encontro subordinado ao tema de 2024 do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios que terá lugar na FAUP no dia 18 de abril, a partir das 14h30.

Na Assembleia Geral de 2023, em Sydney, foi escolhido o tema 'Património Resiliente a Catástrofes e Conflitos - Preparação, Resposta e Recuperação' para o Plano Científico Trienal 2024-2027. Enquanto o ICOMOS elabora um roteiro para o desenvolvimento de capacidades para o "património resiliente a catástrofes e conflitos" para os seus membros e para a comunidade patrimonial em geral e se prepara para celebrar o 60.º aniversário da Carta de Veneza (31 de maio de 2024), olhamos para trás, para a herança partilhada desta mesma carta, e para o futuro, enquanto questionamos sobre quais são hoje as necessidades pragmáticas da prática do património.

A participação no encontro é livre mas sujeita a inscrição prévia para participação online na seguinte ligação. O evento decorre em regime híbrido, presencialmente na FAUP ou online (zoom).

14h30 Abertura
Teresa Calix
Vice-Diretora da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Pode o Património ser a Sexta Dimensão de Guerra?
Tiago André Lopes
Departamento de Direito da Universidade Portucalense

O papel da Proteção Civil na salvaguarda do património – Um olhar sobre a prevenção
Susana Sousa Gonçalves
Proteção Civil de Matosinhos

Lições de sismos recentes
Humberto Varum
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Inteligência Artificial para a Conservação do Património
Luis Paulo Reis
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Emergency Response for World Heritage and Cultural Property / Damage Assessment post-event on-site damage and risk assessment of cultural heritage sites in Ukraine
Pedro Enrique Cantor Cortes
Universidade dos Andes (Bogotá, Colombia)/IST

Orlando Sousa
Presidente do Icomos Portugal

Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.
A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.