Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo

CEAU

Centro de Estudos
de Arquitectura e Urbanismo

'Convalescença' de Artur Durão ExposiçãoProjeto Riscotudo

8 de janeiro - 28 de fevereiro de 2025, 2.ª - 6.ª feira (encerra aos feriados), 9h00-20h00, Átrio da Biblioteca

A exposição 'Convalescença' de Artur Durão, Artista plástico e Professor de Desenho, vai estar patente no Átrio da Biblioteca da FAUP de 8 de janeiro a 28 de fevereiro de 2025, no âmbito do projeto Riscotudo com curadoria dos professores da FAUP José Manuel Barbosa e José Maria Lopes.

A inauguração decorre no dia 8 de janeiro, 4.ª feira, às 14h00.

A mostra, de entrada livre, poderá ser visitada até 28 de fevereiro de 2025, no Átrio da Biblioteca da FAUP, de 2.ª a 6.ª feira, das 9h00 às 20h00 (encerra aos feriados).

Convalescença

‘Convalescença’ reúne um conjunto de desenhos que fazem parte de um processo de reclusão e isolamento. Surgem da tensão entre o ritmo acelerado imposto por um mundo que exige produtividade constante e momentos de reflexão e quietude.

O desenho aparece então como forma de resistência e ressignificação do mundo contemporâneo. Um refúgio do mundo exterior mas também uma forma de dar sentido à dor e à cura e refletir sobre a vulnerabilidade física e existencial de figuras imersas num mundo desfragmentado e impiedoso.
Estes desenhos introspetivos e autobiográficos, repletos de figuras misteriosas e melancólicas, testemunham um estado de transição dialogando com outros desenhos mais complexos, cuja composição se constrói de forma mais orgânica.
Assim como um corpo se regenera após uma doença, os suportes frágeis e descartados utilizados parecem passar por um processo semelhante, através do desenho. É como uma metáfora da convalescença, numa sequência de renovação e transformação.

Artur Durão (1971, Portugal), é artista plástico e professor de desenho. A sua obra aborda uma pesquisa sobre estudos de composição e contenção formal. O seu trabalho estrutura-se na disciplina do desenho, explorada com rigor metodológico e compositivo. As suas obras resgatam a pintura da tirania conceptual. A melancolia das suas obras acentua a frieza, a solidão e o abandono.

Projeto Riscotudo

O projeto Riscotudo constitui-se como um Espaço na FAUP destinado a exposições de Desenho localizado no Átrio do Auditório da Biblioteca. Com projeto de José Manuel Barbosa que partilha a curadoria com José Maria Lopes, Riscotudo é "um espaço expositivo onde se apresentam propostas que trabalham os elementos gráficos e plásticos do desenho privilegiando técnicas e concepções estéticas dispares".

Entrada livre (sujeita à lotação do espaço).
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.