Keeping It Modern. Álvaro Siza: Piscina de Marés Exposição + Colóquio

Exposição Nenhum Sítio é Deserto. Álvaro Siza: Piscina de Marés

28 de novembro de 2023 - 2 de janeiro de 2024
Espaço Luis Ferreira Alves | Casa da Arquitectura

Nenhum Sítio é Desertoparte do célebre aforismo formulado por Álvaro Siza a propósito da multiplicidade de referências (naturais, topográficas, construídas, imateriais) que os arquitetos encontram no lugar e que servem de catalisador criativo do projeto. Ao contrário do que se possa pensar, o complexo da Piscina de Leça da Palmeira, desenhado e construído entre 1960 e 2021, não foi concebido como um projeto único, mas sim resultado de consecutivas encomendas e revisões que foram ditando o crescimento paulatino do conjunto balnear, desde a edificação de um tanque de marés até à sua recente renovação e extensão para norte.

A exposição pretende ilustrar as múltiplas vidas de uma das obras mais emblemáticas da arquitetura do século XX, integrando um vasto conjunto de elementos desenhados, fotográficos, audiovisuais e objetos (recolhidos em arquivos públicos e privados) — muitos deles inéditos — que nos permitem reconstituir, em três secções, uma narrativa crítica do processo de projeto, construção e reabilitação ao longo das últimas seis décadas.

A apresentação da exposiçãoNenhum Sítio é Deserto integra o eixo de Constelações da 3.ª edição daPorto Design Biennale, formado por uma série de eventos com organização e curadoria autónomas que, pela sua pertinência disciplinar e temática, são acolhidos na programação da Porto Design Biennale. Nenhum Sítio é Deserto inaugurou a 18 de maio de 2022 naFAUP, onde esteve patente até 1 de julho, prosseguindo itinerância naBiblioteca de Arte Gulbenkian, em Lisboa.

A exposição enquadra-se no projeto da FAUP financiado através da iniciativa 'Keeping It Modern' da Fundação Getty, e integrada na Cátedra UNESCO "Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto", atribuída à Universidade do Porto através da FAUP.

Colóquio Keeping It Modern. Álvaro Siza: Piscina de Marés

28 de novembro, 3.ª feira, 15h00 - 18h00
Biblioteca da Casa da Arquitectura

15h00 | Sessão de Abertura
Nuno Sampaio Diretor Executivo da Casa da Arquitectura
Fernando Rocha Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos
Magda Seifert Diretora Executiva da Porto Design Biennale
Teresa Calix Vice-Diretora da FAUP

15h30 | Apresentação Final do Projecto Keeping It Modern. Piscina de Marés
Uma explosão universal
Ana Tostões Técnico Lisboa

Inspeção e Diagnóstico
Paulo B. Lourenço Universidade do Minho

Restauro do Betão: o exemplo da Piscina de Marés de Álvaro Siza
Rui Fernandes Póvoas FAUP

Da reabilitação recente à futura gestão da mudança: Plano de Gestão e Conservação da Piscina de Marés
Teresa Cunha Ferreira FAUP

16h30 | Discussão do Plano de Gestão e Conservação da Piscina de Marés

17h30 | Apresentação do Projeto Editorial Álvaro Siza. Piscina de Marés (1960-2021)
Teresa Cunha Ferreira curadora da exposição, FAUP
Luís Martinho Urbano curador da exposição, FAUP
Magda Seifert Diretora Executiva da Porto Design Biennale
Fernando Rocha Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos

18h00 | Inauguração da Exposição

Teresa Cunha Ferreira e Luís Martinho Urbano

Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.
A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.

Apoios

Organização: Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo FAUP | Parceiros: Porto Design BiennaleCâmara Municipal de Matosinhos, Casa da Arquitectura | Apoio CEAU-FAUP: FCT | Apoio Projeto Keeping it Modern: Fundação Getty | Apoio Insitucional: Canadian Centre for Architecture / Centre Canadien d'Architecture | Apoio: Pretensa, Fr3d

Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.

www.portodesignbiennale.pt