'Cidade de Pedra' de Domingos Tavares
Lançamento do livro
'Cidade de Pedra' de Domingos Tavares Lançamento do livro
17 de outubro de 2024, 5.ª feira, 21h30, Cinema Passos Manuel
Da autoria de Domingos Tavares, Professor Emérito da FAUP, o livro 'Cidade de Pedra' vai ser apresentado na próxima quinta-feira dia 17 de outubro, às 21h30, no Cinema Passos Manuel, no Porto. A publicação debruça-se sobre a história da cidade, da pedra e das gentes que lhe deram sentido através dos tempos, percorrendo vários milénios de ocupação e construção de urbanidade.
Com uma apresentação do autor, a sessão vai ser acompanhada por dezenas das fotografias históricas e desenhos originais que dão sentido visual às palavras do livro.
'Cidade de Pedra' é uma co-edição Dafne Editora e CEAU-FAUP e teve o apoio da Câmara Municipal do Porto.
Sinops
O granito é a pedra que dá cor à cidade do Porto. Desde que as primeiras comunidades se instalaram nas margens do rio Douro, nas vertentes rochosas a caminho da foz da maior bacia hidrográfica da Península Ibérica, este lugar foi permanentemente habitado. Seguindo o modelo das feitorias fenícias, o castro deu lugar à cidade romana e há fragmentos que permitem entrever como essas origens de povoamento foram a matriz de um burgo episcopal, que, por sua vez, se consolidou numa cidade burguesa. Nas praias fluviais da Ribeira e Miragaia, da construção naval e do comércio internacional, a relação privilegiada com o oceano forjou uma cultura que não cessou de se expandir no quadro da civilização europeia. E em cada momento desse processo, por desejo e fortuna dos seus habitantes, as casas ricas e modestas teceram relações complexas com a topografia do lugar. Os monumentos e os traçados das ruas encenaram perspectivas poderosas e imagens surpreendentes. A arquitectura deu forma à cidade e foi matriz da sua identidade.
Este livro reconstitui uma história urbana do Porto a partir das práticas edificatórias que lhe deram forma. Observa os vestígios arquitectónicos que permaneceram para interpretar o génio construtivo daqueles que, paulatinamente, imaginaram e reinventaram a cidade no tempo longo da sua gestação. O retrato que emerge é o de um conjunto coerente, capaz de absorver as suas próprias contradições, êxitos e fracassos, compreendendo que as ambições e expectativas de cada tempo se tornam naturalmente transitórias, mas incorporam e consolidam uma unidade formal singular. A arquitectura e a história do Porto, concatenadas nas páginas deste livro, são a expressão dessa cultura comum.
Domingos Tavares (Ovar, 1939) é arquitecto e Professor Emérito da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde ensinou desde 1985 a disciplina que deu origem às Sebentas de História da Arquitectura Moderna, publicadas pela Dafne Editora entre 2003 e 2014. É autor de um extenso conjunto de livros como Da Rua Formosa à Firmeza (FAUP, 1985), Francisco Farinhas: Realismo Moderno (Dafne, 2007) e André Soares, Arquitecto tardobarroco (Dafne, 2020).