Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo

CEAU

Centro de Estudos
de Arquitectura e Urbanismo

CDUA_ entreaberto. Fundo Rui Pimentel: a escala humana Exposição

14 de dezembro de 2023 - 29 de fevereiro de 2024, 2.ª - 6.ª feira (exceto feriados), 8h00-20h00, Átrio do centro de Documentação

A Exposição 'Centro de Documentação de Urbanismo e Arquitetura_ entreaberto' incide sobre o Fundo Rui Pimentel, constituído por documentação relativa à sua atividade escolar, à sua prática profissional e à biblioteca pessoal, gentilmente doada pela família. O conjunto destes documentos abre diversas hipóteses de leitura sobre a obra do arquiteto, integrada no singular processo de implementação e divulgação da Arquitetura moderna portuense, referenciada às ideias aprofundadas pelos CIAM e na sua consequente revisão, sobretudo a partir da cultura arquitetónica italiana.

Rui Pimentel (1924-2005) integra a terceira geração de arquitetos modernos portugueses, nascidos de 1917 a 1927 e formados na EBAP/ESBAP a partir dos anos 40, que se afirmam com uma prática consciente da circunstância nacional, nomeadamente através da ODAM, e assente no papel social do arquiteto consciente do ideário moderno ainda por cumprir no panorama português.
O título da exposição evoca um dos principais problemas condutores da sua obra multifacetada – a escala humana – a partir do texto com o mesmo título que Rui Pimentel, sob o pseudónimo ArCo, publica no jornal “A Tarde”, Suplemento Arte, nº 1, de 9 junho de 1945. Aqui reclama “Escala humana. Eis a nossa unidade. Lugar geométrico de todos os estudos, pesquisas e criações; fulcro de toda a atividade humana. Deve constituir a máxima preocupação do ser humano ativo... o seu condicionamento; o alicerce de todo observador, de todo o criador.”
Sob esta demanda, a mostra integra um conjunto selecionado de desenhos de projeto, tanto de natureza académica – o CODA (1964) e trabalhos da cadeira do Curso Superior “Projecto de Grande Composição (1951/52)”, com docência de Carlos Ramos e Mário Bonito – como de obras construídas ou a construir. Soma-se um conjunto de revistas singulares da biblioteca pessoal de Rui Pimentel, sobre autores que enquadram a sua obra.

A exposição, no átrio do CDUA, abre a 14 de dezembro, a evocar o aniversário de Rui Pimentel, e prolonga-se no ano de 2014, em que fará 100 anos. Em paralelo, a exposição será espaço para um conjunto de ações que discutirão no presente a obra do arquiteto, a divulgar oportunamente.

'CDUA_ entreaberto' pretende abrir o Centro de Documentação da FAUP à comunidade académica, dando a conhecer um dos seus fundos documentais de especial valor para esclarecer o percurso da arquitetura portuguesa moderna como momento fundacional da nossa contemporaneidade arquitetónica.

A exposição 'CDUA_ entreaberto. Fundo Rui Pimentel: a escala humana' integra a linha de investigação Atlas da Casa – 'Identidade e Transferência', no projeto 'Diálogos e Afinidades: práticas de projeto: desenho e escrita'.

Organização
FAUP CDUA

Curadoria
Helder Casal Ribeiro - CEAU

Apoio
Teresa Godinho