Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo

CEAU

Centro de Estudos
de Arquitectura e Urbanismo

Arquitetura e sismos: Desafios e soluções Seminário

20 de setembro de 2020, 6.ª feira, 14h30-18h15, Sala Plana

Numa iniciativa conjunta do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP) e da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES), este seminário visa divulgar, junto de arquitetos e engenheiros, alguns dos desafios e soluções que a segurança aos sismos de edifícios apresenta na atualidade.

A vulnerabilidade da estrutura de um edifício depende, em larga medida, da qualidade da solução estrutural, a qual, por sua vez, está intrinsecamente associada à conceção arquitetónica, de modo que a formação do arquiteto nesta matéria específica é de significativa importância.

Assim, o presente seminário, aberto à participação de arquitetos e engenheiros, visa contribuir para a formação dos técnicos diretamente envolvidos na garantia da segurança dos edifícios aos sismos, abordando duas situações específicas, muito distintas, mas ambas de grande atualidade e pertinência.

Referimo-nos, em particular, à utilização de isolamento sísmico de base – solução especialmente adequada em edifícios críticos para a resposta pós-sismo, tais como hospitais e quartéis de bombeiros – e, num contexto de reabilitação, à intervenção em edifícios históricos de elevado valor patrimonial, socorrendo-nos, em ambos os casos, de duas obras muito significativas recentemente concluídas.

Organização: Rui Fernandes Póvoas
Apoio: Pretensa

Programa

Sessão de abertura

14h30-14h45 | João Pedro Xavier (Diretor da FAUP), Rui Fernandes Póvoas (FAUP) e Luís Guerreiro (Presidente SPES)

Tema 1 | Hospital da Luz em Lisboa: o isolamento sísmico de base como solução anti-sísmica em edifícios críticos

Moderação: Clara Pimenta do Vale (FAUP)

14h45-15h20 | Luís Guerreiro (IST) - P1

15h20-15h55 | José Prazeres Ferreira (STA – Segadães Tavares & Associados, Engenheiros e Arquitetos Consultores, Lda) - P2

15h55-16h15 | Discussão

16h15-16h45 | Coffee-break

Tema 2 | Recuperação e Valorização da Sé Patriarcal de Lisboa: intervenção arquitetónica e segurança anti-sísmica

Moderação: Pedro Alarcão

16h45-17h20 | Adalberto Dias (Adalberto Dias Arquitecto Lda) - P3

17h20-17h55 | Aníbal Costa (GEPECTROFA – Engenharia Civil – Consultoria e Projetos) - P4

17h55-18h15 | Discussão

Sessão de encerramento

18h15-18h30 | Rui Fernandes Póvoas (FAUP) e Pedro Alarcão (Vice-diretor do CEAU)

Luís Guerreiro é Professor Associado com Agregação no Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Ambiente (DECivil) do Instituto Superior Técnico (IST). Os seus interesses académicos envolvem as áreas de Dinâmica de Estruturas, Engenharia Sísmica e Engenharia Sísmica de Pontes, com ênfase na Proteção Sísmica de Estruturas através de Isolamento de Base ou de Sistemas de Dissipação de Energia. Como consultor, concebeu e dimensionou os sistemas de isolamento de base do Hospital da Luz (1ª fase), em Lisboa, e do Laboratório Regional de Investigação Veterinária, em Angra do Heroísmo. Tem colaborado em diversos projetos de isolamento de base. Colaborou na definição dos sistemas de dissipação de energia em diversas pontes e viadutos construídos em Portugal, com destaque para o sistema de proteção concebido para a Ponte Vasco da Gama.
É o atual Presidente da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES).

Adalberto Dias
Porto, Março de 1953.
Arquiteto pela Escola Superior de Belas Artes do Porto.
Colaborador permanente do Arquiteto Álvaro Siza entre 1971/77.
Inicia a sua atividade liberal em 1977. Professor convidado em Lausanne, Veneza, Bolonha / Cesena, Milão e Nápoles. Professor Doutor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.
Realizou projetos e obras de Habitação Unifamiliar e Coletiva, de Recuperação e Reabilitação de Edifícios, de Equipamentos e Serviços e de Desenho Urbano, alguns dos quais premiados em Concursos. As suas obras têm sido publicadas em revistas portuguesas e estrangeiras da especialidade.
Tem proferido conferências no pais e no estrangeiro, e participado em exposições em Portugal, Espanha, França, Itália , Japão, Brasil. Nomeado para o Prémio Mies van der Rohe 96, Prémio Iberfad 96, Prémio Secil Arquitectura 98.
Premiado na I Trienal Internacional de Arquitectura de Sintra 1992, e III de 1998.
Prémio de Excelência, Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade , 2014.
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana VI 2015, e 2017. Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Nuno Teotónio Pereira , 2016.

Aníbal Guimarães da Costa
Licenciado em Engª Civil (FEUP, 1976). Doutoramento em Engenharia Civil, FEUP, 1989. Agregação em Engª Civil, FEUP, 2002.
Professor Catedrático Convidado da Universidade de Aveiro.Sócio Gerente da firma GEPECTROFA, Lda.
Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros com o nº 13892. Especialista em Estruturas pela Ordem de Engenheiros. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica.
Foi reconhecido pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Lisboa) com o Prémio Manuel Rocha Personalidades (2022), pela sua carreira académica e profissional, por “se ter distinguido de modo excecional em atividades de investigação em engenharia civil”.
A GEPECTROFA Lda tem integrado várias equipas projetistas, no âmbito de projetos de reabilitação, tendo recebido vários prémios nacionais.
Editor de 26 livros e revistas, autor de 15 livros e 116 capítulos de livros, nacionais e internacionais, 133 artigos em revistas internacionais, 69 em revistas nacionais e mais de 500 artigos em conferências nacionais e internacionais. Tem sido de forma contínua membro de investigação de projetos Europeus.
Esteve ligado a centenas de projetos de reabilitação estrutural do património arquitetónico com muitas intervenções de grande relevo tendo algumas delas recebido diversos prémios nacionais e internacionais, tais como: Sé Catedral de Santarém; Sé de Lisboa; Sé de Beja; Sé Velha de Coimbra; Sé Nova de Coimbra; Sé de Viseu; Igreja de São Francisco em Évora; Igreja e Torre dos Clérigos no Porto; Antigo Edifício dos CTT em Lisboa 8 Building | Lisboa; Associação dos Albergues Nocturnos do Porto; Casa Salabert no Porto; Casa Belos Ares no Porto e Estufas Tropicais do Jardim do Botânico da Universidade de Coimbra.

José Prazeres Ferreira
Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico.
Membro da Ordem dos Engenheiros – Especialista em Estruturas.
Gerente e Diretor Técnico de STA – Segadães Tavares & Associados, Engenheiros e Arquitetos, entre 1986 e 2020, sendo autor de um número muito significativo de projetos de estruturas de edifícios, instalações industriais e estruturas especiais, destacando-se os projetos de contenção periférica e de fundações e estruturas para 2 edifícios (um destinado a hospital e outro a residências para a 3.ª idade), com uma área de construção de 90.000 m2, incluindo isolamento sísmico de base.
Foi ainda docente do Instituto Superior Técnico (de 1971 a 1999) e da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa (de 2003 a 2011).

Pedro Alarcão
[Apresentação pessoal]

Rui Fernandes Póvoas
[Apresentação pessoal]

Entrada livre, mediante lotação da sala.
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.
A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.