Arquitetura e Educação de Infância: construir o presente... e o futuro Seminário

4 de novembro de 2023, Sábado, 14h30-17h30

A FAUP, a APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância, e a OSMOPE - Obra Social Movimentos Pontes Educativas organizam o seminário Arquitetura e Educação de Infância: construir o presente… e o futuro, onde se pretende refletir sobre a conciliação entre o design de ambientes educativos e as necessidades e exigências do desenvolvimento na infância, reforçando a centralidade do papel de arquitetos e educadores na construção de espaços educativos reflexivos, inclusivos e sustentáveis, aptos para promover o desenvolvimento integral das crianças.

Como oradores convidados, a abrir o seminário, estarão os arquitetos Takaharu e Yui Tezuka que, entre outros prémios, foram responsáveis pelo projeto do Jardim de Infância de Fuji, considerado pela UNESCO, em 2013, o melhor do mundo; o Arquiteto Marco Guinoulhiac, docente da FAUP, que irá centrar a sua comunicação na relação pedagógica entre o jogo e o projeto; uma prática pedagógica da educadora Sílvia Berény e da designer Rita Brandão, da OSMOPE, duas docentes que habitualmente trabalham com a APEI e que têm desenvolvido um trabalho de excelência com as crianças com menos de seis anos; e, a encerrar o seminário, a Arquiteta Adriana Freyberger, docente no Centro Universitário Central Paulista UNICEP, em São Carlos, Brasil, com uma comunicação no âmbito da construção cooperada de espaços de jogo e brincar.

4 de novembro, Sábado, Auditório Fernando Távora — FAUP

on Built projets
Takaharu & Yui Tezuka, Tezuka Architects, Tokyo, Japan

Projetos co-criativos incluindo design e arquitetura no processo educacional