Arquitecturas de Areia, Joana Gaspar de Freitas Projeto Fish-A Conferência

5 de dezembro de 2023, 3.ª feira, 18h30, Sala Nobre

A investigadora Joana Gaspar de Freitas apresenta na FAUP uma conferência que discute as tensões subjacentes à linha de costa, à subida do nível das águas do mar e à construção de dunas de areia e não só. Na sessão, organizada no âmbito do projecto Fishing Architecture em curso no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, vão ser abordados os resultados do projecto de investigação Sea, Sand and People, financiado pelo European Research Council.

Desenhámos uma linha na areia e chamámos-lhe linha de costa. Esta linha é fictícia, mas acreditando nela construímos a nossa civilização moderna. Para a manter, em várias regiões do mundo, as dunas estão a ser reabilitadas e integradas em projectos de protecção costeira, no âmbito de uma estratégia conhecida como «trabalhar com a natureza», de modo a incrementar a resiliência dos sistemas naturais. As dunas tornaram-se estruturas eco-tecnológicas e milhões de euros são gastos para as preservar e garantir a promessa que sustentam: actuar como barreiras contra a subida do nível do mar. Isto porque os litorais urbanizados estão na frente da batalha pela sustentabilidade e a areia e o que fazemos com ela são fundamentais para garantir a sobrevivência do edificado na orla costeira. Nesta apresentação, mostramos como as dunas, altamente valorizadas pelos serviços ecossistémicos que fornecem, são coisas estranhas que permitem associações complexas muito para além da sua ligação óbvia aos processos naturais. As dunas têm uma longa história partilhada com os seres humanos e que, apesar de pouco conhecida, conta muito sobre a nossa relação passada e presente com o litoral. As dunas são espaços de medo, de recursos, de tradições, de proibições, de sonhos, de esperança. São também divãs macios onde nos podemos deitar a pensar sobre nós, sobre o mundo à nossa volta e como podemos aprender a viver com a variabilidade das zonas costeiras do futuro.

Joana Gaspar de Freitas, coordenadora do projecto Sea, Sand and People: An Environmental History of Coastal Dunes, financiado pelo European Research Council (ERC), é investigadora do Centro de História da Universidade de Letras e doutorada em História Contemporânea. É historiadora de praias, trabalha sobre a evolução sócio-ambiental das zonas costeiras, explorando temáticas como a erosão costeira, desastres naturais, riscos e vulnerabilidades, conhecimento ecológico tradicional e formas de adaptação das populações costeiras. Em 2015 e 2014, foi investigadora no Rachel Carson Center, em Munique, e na Linda Hall Library, nos Estados Unidos. É co-editora da publicação interdisciplinar Coastal Studies and Society.
dunes.letras.ulisboa.pt

Sobre o projeto Fishing Architecture

Fishing Architecture é um projeto de investigação do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP), financiado pelo European Research Council, que irá traçar uma história ecológica da arquitetura do Atlântico Norte a partir do bacalhau, sardinha e atum, em casos de estudo nos Estados Unidos, Canadá, Islândia, Inglaterra, Noruega, França e Portugal.

Entrada livre (sujeita à lotação do espaço).

Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.

www.fishingarchitecture.com
www.ceau.arq.up.pt