'Architects as Agents of Decarbonisation' por Daniel Barber Conferência

12 de abril de 2024, 6.ª feira, 14h30, Sala CCR 0.1

O professor Daniel A. Barber, diretor da escola de arquitetura da UTS (Sidney), vai apresentar no dia 12 de abril, às 14h30, a conferência 'Architects as Agents of Decarbonisation'.

A sessão é aberta a estudantes, docentes, investigadores, e público em geral.

Daniel A. Barber é atualmente o diretor da escola de arquitetura da UTS (Sidney) e integra o 'British Academy Global Convening Grant on the Just Transitions'. No âmbito da sua atividade como historiador e teórico, tem dado bastante relevo às dimensões ambientais do passado, presente e futuro da arquitetura. A sua investigação e reflexão teórica foca-se na forma como a pedagogia e a prática da arquitetura estão a adaptar-se à instabilidade climática, destacando-se dois aspetos. O primeiro explora a dinâmica cultural e teórica de como os arquitetos se envolvem com a emergência climática, com ênfase na discussão de conceitos que incentivam o diálogo e o envolvimento entre a arquitetura e as preocupações sociais prementes. O seu recente ensaio 'After Comfort' ajudou a desencadear uma discussão global sobre o papel que o projeto de arquitetura pode desempenhar no ajuste de padrões e hábitos no ambiente construído. Tanto a prática do projeto como os hábitos sociais, argumenta ele, terão de ser alterados para se atingir uma redução significativa das emissões de carbono. Em complemento, Barber organizou uma série de debates que analisaram as implicações para a arquitetura do relatório de mitigação do IPCC de 2022. O segundo aspecto envolve a investigação em arquivos sobre histórias ambientais na arquitetura moderna. No seu livro mais recente 'Modern Architecture and Climate: Design before Air Conditioning' (Princeton University Press 2020) examina as abordagens regionais à adaptabilidade climática como essenciais para os princípios e práticas arquitectónicas modernas.
uts.edu.au/Daniel.Barber

A conferência é organizada pelos professores Eliseu Gonçalves e Luciana Rocha, em colaboração com a unidade curricular de Teoria 2 do Programa de Doutoramento em Arquitectura - PDA e da linha/trabalho de investigação EcHo/Atlas da Casa e WellBEH/PACT, com apoio do Centro de Estudo de Arquitectura e Urbanismo - CEAU, da FAUP.

A conferência vai ser proferida em inglês, sem tradução.
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.
A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.