'Aga Khan Award for Architecture: On-Site Reviews and the Kamanar School' com David García e Aslihan Demirtas
Colóquio

'Aga Khan Award for Architecture: On-Site Reviews and the Kamanar School' com David García e Aslihan Demirtas Colóquio
25 de março de 2025, 3.ª feira, 14h30-18h00, Auditório Fernando Távora [1.ª parte] + Pavilhão Carlos Ramos [2.ª parte]
Desde a sua criação em 1977 e a primeira edição em 1980, o Aga Khan Award for Architecture reconhece projetos arquitetónicos excecionais em todo o mundo, impulsionando o debate crítico e facilitando a recolha sistemática de informação valiosa sobre ideias e práticas de construção.
Este colóquio contará com a presença do arquiteto David García, autor da premiada escola secundária CEM Kamanar em Thionck Essyl, no sul do Senegal, e de Aslıhan Demirtaş, revisora técnica do AKAA. O programa inicia-se às 14h30, no Auditório Fernando Távora, com as conferências 'How to Be Local' por David García, e 'Ways to Understand' por Aslıhan Demirtaş, seguidas de uma mesa-redonda às 16h30, no Pavilhão Carlos Ramos, que junta os dois convidados a André Tavares e Rafael Sousa Santos.
O debate incidirá sobre as características do Aga Khan Award for Architecture, analisadas a partir da perspetiva do arquiteto e da revisora técnica. Serão exploradas questões como o projeto e a construção em contextos de abundância ou escassez material, os desafios climáticos e sociais e o papel da arquitetura como motor de desenvolvimento.
Organizado em parceria com o Education Programme do Aga Khan Trust for Culture, o evento será conduzido em inglês e tem entrada livre.
Programa
25 de março de 2025, 14h30–18h00
Colóquio 'Aga Khan Award for Architecture: On-Site Reviews and the Kamanar School' com David García e Aslıhan Demirtaş
Sessões abertas ao público, realizadas em inglês
Primeira Parte
Apresentações: 'How to Be Local' por David García e 'Ways to Understand' por Aslıhan Demirtaş
14h30–16h00, Auditório Fernando Távora, FAUP
Segunda Parte
Mesa redonda com Aslıhan Demirtaş, David García, André Tavares, e Rafael Sousa Santos
16h30–18h00, Pavilhão Carlos Ramos, FAUP
Aslıhan Demirtaş é fundadora do KHORA Office, um estúdio de arquitetura focado na investigação, arte e ecologia, criado em Nova Iorque e atualmente sediado em Istambul. Antes do KHORA Office, Aslıhan colaborou com I. M. Pei, vencedor do Prémio Pritzker, como projetista responsável do Museu de Arte Islâmica em Doha, Qatar, e da Capela Miho no Japão. Em 2022, integrou a comissão de avaliação técnica da 15.ª edição do Aga Khan Award for Architecture. Atualmente trabalha também no projeto Graft, a ser publicado pela Salt com apoio da Graham Foundation.
David García é arquiteto formado pela ETSALS da Universitat Ramón Llull. Depois de trabalhar em diversos estúdios de arquitectura, fundou o seu primeiro estúdio em 2004. Mais tarde, em 2010, fundou o Dawoffice. Em 2022, a escola CEM Kamanar projetada pelo Dawoffice venceu o Aga Khan Award for Architecture, levando ao desenvolvimento de um conjunto de projetos sociais e privados nas áreas da habitação, museus, educação e agricultura. A par com a arquitetura, leciona na ETSALS e colabora com a UPC. A sua formação inclui um mestrado em projetos integrados em arquitetura (MPIA), no qual estuda as distribuições agregativas de Arne Jacobsen. Atualmente encontra-se a realizar um doutoramento em arquitetura modular.
Entrada livre, sujeita à lotação da sala.
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.
A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.