Landscapes of Repair: The Role of Photography and Film in Documenting the Legacy of Modern and Contemporary Architecture and Public Spaces
Sophia Journalol.10 No. 1
Chamada aberta
Landscapes of Repair: The Role of Photography and Film in Documenting the Legacy of Modern and Contemporary Architecture and Public Spaces Sophia Journalol.10 No. 1
Chamada aberta
Quarto ciclo temático “"Landscapes of Repair"Editor Convidado
Editor Convidado
Félix Solaguren
Editores
Cristina Gaston Guirão, Jaime Ferrer, LLuís Angel Domínguez, Maria Neto, Andrea Parga
Colaboradora Editorial
Judit Taberna Torres
Prazo de entrega do Resumo: 31 de Dezembro de 2024
Prazo para o 1º manuscrito: 11 de Março de 2025
Prazo para apresentação na conferência: -
Conferência Internacional (dtbc): -
Prazo para o 3º Manuscrito (Revista): -
Data de publicação (tbc): até Dezembro de 2025
Sophia Journal está a aceitar submissões para o seu quarto ciclo temático “Landscapes of Repair”, encorajando uma abordagem humanista à transformação urbana que transcenda considerações puramente económicas. Explorando os domínios impactantes da fotografia, do cinema e de várias práticas visuais, pretendemos destacar as suas contribuições significativas para o discurso em torno dos programas de arquitetura. O nosso objetivo é chamar a atenção urgente para a necessidade de reparar o nosso planeta fracturado. Ao fazê-lo, procuramos também abordar e ligar a multiplicidade de desafios com que as cidades e os territórios contemporâneos de todo o mundo se debatem. Estes meios visuais não só documentam, como também se envolvem de forma crítica com as diversas e complexas questões do nosso tempo, oferecendo uma perspetiva única sobre as crises urbanas e ambientais. Através desta lente, esperamos promover uma compreensão mais profunda e inspirar soluções acionáveis para os problemas prementes que as nossas comunidades globais enfrentam.
Convite à apresentação de propostas - The Role of Photography and Film in Documenting the Legacy of Modern and Contemporary Architecture and Public Spaces
Nesta chamada para artigos e ensaios visuais do Sophia Journal Vol.10 No. 1 “Landscapes of Repair: The Role of Photography and Film in Documenting the Legacy of Modern and Contemporary Architecture and Public Spaces”, - convidamos a trabalhos teóricos e de campo que utilizem práticas fotográficas e visuais para explorar e documentar a Arquitetura Moderna e Contemporânea e as infra-estruturas dos Espaços Públicos. O convite visa compreender e documentar a arquitetura, o edifício, a cidade e o território como organismos vivos e inclusivos, centrados no passado recente e nas experiências positivas do presente que moldaram a qualidade do espaço urbano, bem como nos recursos patrimoniais para a sustentabilidade global.
Tudo isto significa, por um lado, compreender a relação entre cultura e espaço, no contexto da preservação do património da Arquitetura Moderna, uma vez que pertence a um passado recente que ainda não foi suficientemente reconhecido pelas autoridades, estudiosos e público em geral. Por outro lado, explorar a forma como a cultura, as crenças, os comportamentos e as práticas interagem e moldam o ambiente físico de diferentes territórios e as suas arquitecturas, cidades e paisagens, bem como reconhecer os discursos e usos contemporâneos dos conceitos de paisagem.
Os nossos objectivos são explorar as formas como a fotografia e o filme podem ser utilizados como instrumentos significativos de investigação sobre as dimensões socioeconómicas, políticas, históricas, técnicas e ecológicas da arquitetura moderna e contemporânea e das infra-estruturas dos espaços públicos das nossas cidades e territórios. Isto significa, por um lado, uma investigação e uma prática documental fotográfica mais abrangente, capaz de integrar os diversos modos que podem ser encontrados em muitos projectos documentais, tal como referido por Marion Gautreau e Jean Kempf: (i) referência científica ou, inversamente, ideológica; (ii) forma artística como um acesso às complexidades do mundo real; (iii) o documentário como permitindo uma afirmação de identidade ou a recuperação da memória.
Por outro lado, integrar na investigação processos materiais onde a fotografia é explorada como um instrumento de investigação significativo para visões críticas e inovadoras sobre a arquitetura e a transformação urbana nos seus campos alargados e contextualizados por sistemas mais amplos: dimensões culturais, políticas, artísticas, técnicas e históricas. Isto implica documentação inovadora ou projectos de arquivo que explorem formas discursivas de apresentação e construções visuais, artigos e trabalhos de investigação que discutam o rico espetro de técnicas e estratégias visuais empregues em discussões ambientais.
Por isso, interessa-nos muito a investigação centrada na exploração do modo como as construções visuais, nomeadamente a fotografia e o filme, podem fazer emergir a ideia de uma arquitetura, alterando a nossa perceção in loco e até transformando-a numa visão projectada no espaço, bem como identificar, registar e “desbloquear” locais de transformação - isto é, edifícios e lugares que estão a passar, ou vão passar, por um processo de renovação. Um outro exemplo dos nossos interesses são os estudos diacrónicos de ambientes urbanos centrados em padrões de actividades e fenómenos que visam investigar sequencialmente a mudança social e as expressões físicas e culturais que podem ocorrer durante diferentes períodos de tempo.
A preocupação geral é estudar e dar visibilidade a práticas fotográficas e cinematográficas que compreendam a arquitetura fora das narrativas dominantes e chamar a atenção para a Arquitetura Moderna e Contemporânea e para os Espaços Públicos. Nomeadamente, investigar as formas como a fotografia e o filme servem como instrumentos significativos de investigação das dimensões socioeconómicas, políticas, históricas, técnicas e ecológicas da Arquitetura e da Paisagem.
Algumas questões de interesse que podem ser tidas em conta ao responder a este convite são as seguintes:
Estudos sobre edifícios, espaços públicos e infra-estruturas em construção.
- A imagem de um edifício em construção é um poderoso estímulo para a imaginação de qualquer observador. A imagem de um edifício em construção é um poderoso estímulo para a imaginação de qualquer observador.
- Um edifício pode manifestar uma realização de elevado valor estético, imprevisto pelo próprio arquiteto, quando ainda não atingiu a sua fase funcional. Uma compreensão mais profunda dos edifícios é obtida através da revelação das estruturas ocultas que sustentam a sua forma visível, desafiando por vezes a lógica da aparência.
Documentação e técnicas de preservação:
- Métodos e técnicas para documentar a arquitetura e os espaços públicos contemporâneos e modernos, centrando-se na sua preservação como parte do nosso património cultural e arquitetónico.”
- Abordagens inovadoras em fotografia e filme que realçam as nuances e os detalhes dos elementos arquitectónicos modernos, particularmente aqueles que são sub-reconhecidos ou que estão em risco de deterioração.
Intersecções de cultura, arquitetura e espaço público:
- Exploração do modo como as práticas, crenças e comportamentos culturais influenciam a conceção, utilização e perceção da arquitetura e dos espaços públicos contemporâneos e modernos.
Estudos sobre a interação entre as formas arquitectónicas contemporâneas e modernas e os diversos contextos culturais em que se inserem, nomeadamente em territórios em rápida urbanização ou mudança.
Impacto da transformação urbana nos espaços públicos:
- Estudos de casos sobre a forma como os projectos de renovação e transformação urbanas têm impacto nos espaços públicos existentes e nas comunidades que os utilizam.
- Investigações sobre o papel dos espaços públicos na promoção da coesão social, da identidade comunitária e da continuidade cultural em ambientes urbanos.
Dimensões ambientais e ecológicas:
- Investigação sobre a sustentabilidade ambiental da arquitetura contemporânea e moderna e dos espaços públicos, incluindo debates sobre reutilização adaptativa, infra-estruturas verdes e práticas de conceção ecológica.
- Análise da forma como a fotografia e o filme podem sensibilizar para os impactos ecológicos do desenvolvimento arquitetónico e urbano.
Contextos históricos e projecções futuras:
- Estudos diacrónicos da arquitetura moderna e dos espaços públicos, examinando a sua evolução ao longo do tempo e o seu papel na formação das histórias urbanas.
- Trabalhos especulativos e visionários que projectam o futuro dos espaços públicos e da arquitetura em resposta a desafios globais actuais, como as alterações climáticas, a migração e a desigualdade social.
Dimensões sociais e políticas:
- Análise crítica das implicações sociais e políticas da arquitetura e dos espaços públicos, particularmente em termos de acessibilidade, inclusão e representação de comunidades marginalizadas.
- Exploração do modo como os espaços públicos e o património arquitetónico podem ser aproveitados para abordar questões de justiça social e promover um desenvolvimento urbano equitativo.
Utilizações inovadoras dos meios de comunicação visuais:
- Estudos sobre o papel dos meios de comunicação visuais (fotografia, cinema, artes digitais) na reimaginação e comunicação do valor da arquitetura contemporânea e moderna e dos espaços públicos.
- Investigações sobre o modo como as práticas visuais contemporâneas podem desafiar ou complementar as narrativas tradicionais sobre o património arquitetónico e a transformação urbana.
Memória e identidade em espaços públicos:
- Investigação sobre o modo como a arquitetura contemporânea e moderna e os espaços públicos funcionam como locais de memória e identidade, especialmente em contextos pós-industriais, pós-coloniais ou pós-conflito.
- Explorações visuais sobre o modo como os espaços públicos podem funcionar como repositórios da memória colectiva e como podem ser preservados ou adaptados para refletir dinâmicas sociais em mudança.
O espaço público como local de resistência e mudança:
- Exame dos espaços públicos como arenas de resistência social e política, explorando a forma como têm sido utilizados historicamente e em movimentos contemporâneos.
- Análise do potencial da arquitetura moderna e dos espaços públicos para actuarem como catalisadores da mudança social, seja através da conceção, ocupação ou expressão cultural.
Estética arquitetónica e perceção pública:
- Exploração do modo como a estética da arquitetura contemporânea e moderna influencia a perceção do público e a utilização dos espaços públicos.
- Estudos sobre o papel dos meios de comunicação visuais na formação da opinião pública sobre o valor e o significado das formas arquitectónicas.
Instruções de apresentação
Para apresentar a sua proposta de resumo, envie um texto de 500 palavras (incluindo referências e um máximo de cinco imagens) e uma breve biografia de cada autor (até 70 palavras cada) até 31 de dezembro de 2025.
A submissão de resumos é feita através da nossa plataforma OJS, registando-se e submetendo em: https://www.up.pt/revistas/index.php/sophia/index
Os autores selecionados serão notificados até 11 de janeiro de 2025 e beneficiarão da orientação editorial e das instruções do Sophia para entregarem um artigo completo (entre 3000 e 6000 palavras) ou um ensaio visual (comprimento entre 6 e 8 páginas, mais texto entre 750 e 1500 palavras) até 11 de março de 2025.
Os autores que não tenham enviado nesta primeira fase o seu resumo podem ainda enviar o manuscrito completo até 11 de março de 2025.
Todos os artigos teóricos serão submetidos a uma avaliação cega por pares. As outras modalidades de submissões que publicamos (ensaios visuais, entrevistas e recensões críticas) estão sujeitas a revisão por pares.
A aceitação de um resumo em qualquer uma destas modalidades não garante a sua publicação.
Conferência Internacional da Revista Sophia
Sophia Journal A conferência internacional “Landscapes of Repair: The Role of Photography and Film in Documenting the Legacy of Modern and Contemporary Architecture and Public Spaces” terá lugar na ETSAB - Escola de Arquitetura de Barcelona - UPC, dando continuidade ao bem sucedido ciclo anual de fóruns internacionais dedicados à exploração crítica das intersecções entre imagem e arquitetura.
A conferência surge como uma plataforma dinâmica para a abordagem de projectos descritivos, analíticos e interpretativos que oferecem uma perceção única e novos conhecimentos sobre o papel da Fotografia e do Filme na documentação do legado da Arquitetura Moderna e Contemporânea e dos Espaços Públicos.
Os resumos para apresentação na conferência serão publicados no e-book de resumos, que terá também o programa e estará acessível e de download gratuito através da plataforma Sophia Journal OJS no momento do evento.
A publicação subsequente das contribuições mais relevantes (manuscritos completos - expandidos) será publicada na Sophia Journal - Volume 10, No. 1 - Landscapes of Repair: The Role of Photography and Film in Documenting the Legacy of Modern and Contemporary Architecture and Public Spaces
As conferências internacionais reforçam o nosso alcance global e fomentam uma colaboração internacional mais profunda e estão estreitamente alinhadas com a publicação da Sophia revista pelos pares. A Sophia apoia e divulga a investigação científica através da publicação de artigos teóricos e ensaios visuais que exploram de forma crítica as intersecções entre imagem e arquitetura.
Mais informações
up.pt/revistas