Repensar o Espaço Doméstico
Aproximações à transformação e reuso da habitação social
Repensar o Espaço Doméstico Aproximações à transformação e reuso da habitação social
Ano de Início
2021 (Em curso)
Coordenador
Marta Rocha Moreira
Raquel Geada Paulino
Supervisor
Domingues Tavares
Instituição Proponente
CEAU-FAUP
Unidades de Investigação
CEAU-FAUP
Instituições Colaboradoras
DomusSocial, EM
Resumo
A linha de investigação ‘Repensar o Espaço Doméstico’, inserida no grupo Atlas da Casa do Centro de Arquitectura e Urbanismo a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP), tem por objetivo desenvolver uma investigação centrada na oportunidade e capacidade de regeneração de edifícios existentes de habitação coletiva, dando um contributo oportuno e profícuo para o debate, reflexão e conhecimento que vem ocorrendo e se vem produzindo no contexto nacional e internacional.
Num quadro de prolongada desatualização do parque de habitação de promoção, gestão e propriedade pública da cidade do Porto – cidade portuguesa com maior percentagem relativa de habitação pública no país –, elege-se como caso de estudo específico, um conjunto de Bairros de Habitação construídos na cidade, para testar a sua capacidade de atualização e reutilização. Procura-se, neste contexto, identificar estratégias, abordagens, metodologias e instrumentos de intervenção que, em função da especificidade do stock preexistente, permitam ensaiar respostas qualificadas e ajustadas a diversas realidades, designadamente a renovadas composições sociais e culturais da população, a par do seu envelhecimento e reorganização dos agregados familiares, num quadro de um reconhecido déficit de provisão de habitação pública, e dos desafios e exigências resultantes da instalada crise climática.
A seleção dos 13 bairros de habitação municipal - num total de 6 072 habitações - construídos no âmbito do Plano de Melhoramentos para a Cidade do Porto, 1957-1966, como foco da investigação, justifica-se por representarem, ainda hoje, quase metade dos alojamentos de promoção, gestão e propriedade pública da cidade, mas também pelo facto de todos eles terem sido construídos a partir de uma mesma matriz tipo-morfológica. Se forem ainda considerados os 1674 fogos construídos ao abrigo da extensão do referido Plano, conclui-se que mais de metade dos alojamentos municipais existentes na cidade se localizam em conjuntos habitacionais de características semelhantes, quer do ponto de vista tipológico quer do ponto de vista construtivo, e que são equiparáveis a um conjunto significativo de edifícios e bairros construídos por todo o país, no mesmo período.
Passados cerca de 40 anos da sua construção, no início do século XXI, novos quadros legais e oportunidades de financiamento permitiram enquadrar diversas ações de requalificação programada em diversos bairros, centradas na reabilitação da envolvente exterior e partes comuns dos edifícios, bem como das redes de infraestruturas prediais, contando mais recentemente com algumas intervenções ao nível do espaço público. No entanto, não existiu até ao momento uma estratégia sistemática de reformulação do interior da habitação à qual deverão estar associadas revigorantes conceções do espaço doméstico.
Assim, no contexto de uma constatada desatualização do espaço doméstico dos Bairros Municipais Portuenses desenvolve-se uma investigação e reflexão centradas nos modos de habitar do século XXI e no repensar do espaço privado da habitação em Portugal, convocando o conhecimento e experiências que têm vindo a ser desenvolvidas no contexto nacional e internacional.
Equipa
Investigadores
Marta Rocha Moreira (Coordenadora)
CEAU-FAUP, Portugal
Raquel Geada Paulino (Coordenadora)
CEAU-FAUP, Portugal
Maria José Casanova
CEAU-FAUP, Portugal
Bolseiros
Joana Ceia (Bolseiro FCT-BIM, de 14.02.2022 a 20.07.2023)
CEAU-FAUP, Portugal
Rúben Ângelo (Bolseiro FCT-BIM, de 14.02.2022 a 4.01.2023)
CEAU-FAUP, Portugal
Maria Inês Reis (Bolseiro FCT-BIM, de 20.03.2023 a 4.08.2023)
CEAU-FAUP, Portugal
Consultores
Carmen Espegel Alonso
GIVCO-ETSAM
Juan Sabater Andreu
ETSAV-UPC
Atividades Recentes
Ações de Formação
ROCHA MOREIRA, Marta, GEADA PAULINO, Raquel, HABITAÇÃO I. Aproximações a partir do campo disciplinar da Arquitectura. Porto: DomusSocial, EM, 15,16 e 17 dezembro 2021
sessão 1
Seis décadas de Políticas de Habitação em Portugal 1910_1974
sessão 2
A transformação e actualização da Habitação Municipal Portuense
sessão 3
Repensar o espaço doméstico. Experiências de transformação e reuso em edifícios de habitação existentes
ROCHA MOREIRA, Marta, GEADA PAULINO, Raquel, HABITAÇÃO II. Aproximações a partir do campo disciplinar da Arquitectura. Porto: DomusSocial, EM, 6, 8 e 9 setembro 2022
sessão 4
Uma linha de investigação sobre os bairros do Plano de Melhoramentos da cidade do Porto
sessão 5
Origens e evolução dos edifícios com acesso por galeria dos bairros do Plano de Melhoramentos, 1956-1965
sessão 6
Vulnerabilidade e Isolamento. Leituras a partir de três bairros: Fernão de Magalhães, Fonte da Moura e Regado
Sessões de trabalho com consultores
29 outubro 2022 - Sessão de trabalho com a consultora Carmen Espegel Alonso (GIVCO-ETSAM)
Apresentação e discussão do trabalho desenvolvido e que se encontrava à data programado na linha de investigação. Reflexão em torno dos objetivos e da metodologia de investigação definidos.
25 março 2023 - Sessão de trabalho com o consultor Juan Sabater Andreu (ETSAV-UPC)
Apresentação e discussão do trabalho desenvolvido e que se encontra programado na linha de investigação. Reflexão em torno dos objetivos e da metodologia de investigação definidos.
Resumo de artigo aceite
ÂNGELO, Rúben, PAULINO, Raquel Geada, New time and new challenges claim new strategies. The key role of Flexibility in contemporary municipal housing retrofit. Proposta de resumo submetida ao Sophia Journal Vol. 9 | Landscapes of Care. Social housing across multiple geographies: Crossing theories and practices. Proposta aceite.
Sophia Journal | Print ISSN: 2183-8976 Online ISSN: 2183-9468 DOI: 10.24840/2183-8976
Orientação de Dissertações MIArq-FAUP
BORDIN, Irene, Vulnerabilidade e Isolamento. Reflexões sobre o papel da arquitetura na solidão a partir da análise de três bairros na cidade do Porto. Porto: FAUP, 2021. Dissertação de MIArq apresentada a 9 de julho 2021, sob a orientação científica de Raquel Geada Paulino (Orientadora) e Joana Couceiro (Co Orientadora)
https://hdl.handle.net/10216/135927
ARAÚJO, Maria Francisca Monteiro de, A Galeria Exterior em Edifícios de Habitação Plurifamiliar: Experiências Portuenses, 1915-2007. Porto: FAUP, 2021. Porto: FAUP, 2021. Dissertação de MIArq apresentada a 13 de dezembro 2021, sob a orientação científica de Marta Rocha Moreira (Orientadora)
https://hdl.handle.net/10216/139606
COSTA, Patrick Alves, (Re)Habilitar_O Bairro do Cerco. Porto: FAUP, 2021. Dissertação de MIArq apresentada a 14 de dezembro 2021, sob a orientação científica de Maria José Casanova (Orientadora)
https://hdl.handle.net/10216/139810
REIS, Tiago Filipe Dias, (Re) pensar o Bairro do Bom Sucesso: propostas de especulação pelo projeto. Porto: FAUP, 2023. Dissertação de MIArq apresentada a 12 de julho 2023, sob a orientação científica de Marta Rocha Moreira (Orientadora)
https://hdl.handle.net/10216/151447
PINTO, Rita Gonçalves, Ageing in Place. Hipóteses para a grande idade no Bairro de Fernão de Magalhães. Porto: FAUP, 2023. Dissertação de MIArq apresentada a 13 de julho 2023, sob a orientação científica de Marta Rocha Moreira (Orientadora)
https://hdl.handle.net/10216/151395
ÂNGELO, Rúben, Pluralidade e Incerteza. Por um habitar flexível e evolutivo. O bairro da Pasteleira. Porto: FAUP, 2023. Dissertação de MIArq apresentada a 7 de novembro 2023, sob a orientação científica de Raquel Geada Paulino (Orientadora)
https://hdl.handle.net/10216/155942
MENDES, Rute Cruz, Problemas e Desafios da Cidade Contemporânea. Aproximações a partir do Espaço Público do Bairro do Regado. Porto: FAUP, 2023. Dissertação de MIArq apresentada a 7 de novembro 2023, sob a orientação científica de Raquel Geada Paulino (Orientadora)
https://hdl.handle.net/10216/156581
CORTELETTI, Beatriz Franco, Memória e Identidade. Uma reflexão a partir dos bairros do Plano de Melhoramentos para a cidade do Porto.
Dissertação de MIArq que se encontra em desenvolvimento, sob a orientação científica de Raquel Geada Paulino (Orientadora)