Independent Living Design

CEAU-FAUP

Unidades de Investigação

Instituições Colaboradoras

Escola Superior de Saúde Santa Maria (ESSSM)
Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN)
Caregivers Portugal. Associação portuguesa de cuidadores

Resumo

Independent Living Design é um trabalho de investigação desenvolvido no CEAU-FAUP no âmbito da "Investigação do Centro de Apoio à Vida Independente" (ICAVI), um projeto de investigação-acção promovido pela Escola Superior de Saúde de Santa Maria (ESSSM) e pela Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN).

O ICAVI tem como objetivo avaliar o desenvolvimento do Centro de Suporte de Vida Independente (CAVI) instituído pela Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN). Esta estrutura institucional segue legislação específica em vigor em Portugal desde 2017, nomeadamente o Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI), que visa a implementação de um programa de assistência pessoal. Através do serviço prestado por assistentes pessoais, pretende-se criar condições de autonomia para as pessoas confinadas ao domicílio ou institucionalizadas, reduzindo a sobrecarga física e emocional dos cuidadores informais.

Para pessoas com deficiência, a acessibilidade no ambiente construído, incluindo espaços públicos e moradias adaptadas, é vital para desenvolverem as suas vidas de forma mais independente e alcançar objetivos pessoais e profissionais.

O trabalho de investigação Independent Living Design prevê, entre outros outputs, a elaboração de um Guia de Adaptação da Casa, um checklist simplificado a ser distribuído nos Centros de Apoio e Associações para ajudar os habitantes com necessidades específicas a adaptarem as suas casas, especialmente quando não existe um aconselhamento técnico disponível.

Keydesign principles © Independent Living Design CEAU-FAUP

Equipa

Gisela Lameira (Coordinator)
(CEAU/FAUP, Portugal)