CEECIND/03011/2017
Habitação na Península Ibérica
Arquitectura, Teoría e Crítica nos anos 1960 e 1970
Concurso Estímulo Emprego Científico
Habitação na Península Ibérica Arquitectura, Teoría e Crítica nos anos 1960 e 1970
Concurso Estímulo Emprego Científico
Ano de Início
2019 (Em curso)
Coordenador
Tiago Lopes Dias
Instituição Proponente
CEAU-FAUP
Resumo
A relação entre a teoria e a prática da arquitetura não é direta nem fácil de traçar, pois cada uma opera no seu campo próprio, com uma lógica e uma coerência específicas. Não se tratam, contudo, de campos estáveis: têm fronteiras que frequentemente se tocam e, inclusivamente, se intersetam. Abordar estas interferências é uma tarefa que tem vindo a ganhar relevo, embora de forma paulatina, pois tanto o meio académico como o meio editorial tendem a manter os dois campos separados. Este projeto pretende contrariar esta tendência.
No caso da arquitetura portuguesa, a separação é particularmente acentuada. E, não obstante, os arquitetos nascidos nas décadas de 1920 e 1930 tiveram uma visão holística da sua atividade profissional, que abarcou o projeto e a crítica da arquitetura, a investigação histórica e teórica, a ação cívica e o ativismo político. A contribuição desta geração (ou gerações, segundo as diferentes interpretações do termo) para a transformação da arquitetura portuguesa, e o seu reconhecimento internacional, é uma questão sobre a qual existe grande unanimidade. No entanto, não é invulgar que a sua obra se considere como o resultado de uma prática essencialmente empírica e intuitiva, alheia a qualquer esforço de sistematização ou teorização. Ideia reforçada pelo facto de, nessa obra, a produção escrita ter permanecido muito tempo num plano secundário, quando comparada com a produção arquitetónica.
O mesmo pode ser dito quanto à geração homóloga espanhola. Embora os contactos entre arquitetos ibéricos sempre tenham ocorrido de forma natural, estas foram as primeiras gerações a estabelecer fortes laços. Para tal contribuiu a organização dos Pequenos Congressos, os encontros que nos anos 1960 reuniram arquitetos de Madrid e de Barcelona e que acabaram por incluir profissionais de toda a Península Ibérica. O interesse partilhado por novas correntes de pensamento ocidental, a desconfiança em relação à herança do Estilo Internacional, e a resistência à ditadura explicam a aproximação, mas o que uniu de facto ambas gerações foi o compromisso com a dimensão cultural, ética e política da profissão.
O alargamento do campo de estudo à Península Ibérica segue a convicção de alguns especialistas sobre a semelhança dos processos de receção e assimilação da arquitetura moderna, e da sua revisão crítica, ocorridos em Portugal e em Espanha após a Segunda Guerra Mundial. É certo que o alargamento comporta também riscos, como o de não atender a especificidades estruturais, algo que podemos aceitar em prol da leitura panorâmica e da comparação —métodos corretivos do excesso de proximidade e do ensimesmamento. Reunir um número suficientemente amplo de arquitetos ibéricos permite oferecer um cenário comparativo sem criar a ilusão de estarmos perante um grupo fechado ou uma unidade coerente.
A habitação coletiva surge como tema central no debate arquitetónico dos anos 1960 e 1970. Os arquitetos ibéricos tiveram de enfrentar o desafio da produção em massa com uma indústria da construção subdesenvolvida, combinando técnicas industriais com técnicas artesanais. Ao mesmo tempo, as questões sociais saltaram para primeiro plano e vieram alterar a prática disciplinar, através de um contacto mais próximo com a população, por um lado, e de uma conceção mais cuidadosa dos espaços, particularmente dos espaços comunitários, por outro. Estes aspetos, vistos como uma resistência à inclinação globalizante e genérica da era pós-industrial, foram entretanto recuperados na Agenda da ONU para 2030, nomeadamente no objetivo n.º 11, “Cidades e comunidades sustentáveis”, para o qual esta investigação quer contribuir.
Um estudo que pretenda explorar as relações entre a teoria, a crítica, a história e a prática —a que Pedro Vieira de Almeida se referia como relações fortes pela evidente interseção dos seus campos de interesse— deve começar por um levantamento sistemático de textos que permita retirar esse corpus da “condição invisível” à qual foi submetido, por esquecimento ou falta de interesse. Esta foi a primeira fase do trabalho, realizada com o apoio de bases de dados, catálogos de biblioteca e, pontualmente, arquivos. A informação, digitalizada e organizada, foi posteriormente selecionada e hierarquizada em quadros-síntese. Estes ficheiros digitais foram depois adaptados a um formato físico que permitiu partilhar, com a comunidade académica, a produção escrita e a obra arquitetónica de vinte nomes incontornáveis do período em estudo. Os painéis, em formato desdobrável ou leporello, apresentam-se assim como pequenos atlas que abrem possíveis caminhos de investigação.
Desde um primeiro momento, constituiu igual preocupação que os dados recolhidos não tivessem um carácter meramente acumulativo, mas que servissem sobretudo para enunciar debates, inquietações, polémicas, conceitos e práticas que, numa teia de relações mais ou menos evidente, ajudem a configurar o complexo quadro cultural da época. Os textos, de diferente formato, publicados em livros, revistas e atas, ou apresentados em congressos, são portanto o resultado do esforço por dar um sentido narrativo a esses dados. Um sentido que, por outro lado, está em permanente revisão e atualização.
Principais atividades
Artigos em revistas indexadas:
LOPES DIAS, T. “El diseño arquitectónico en la prefabricación pesada. Oriol Bohigas y el debate sobre la industrialización de la construcción (1960-80)”. Informes de la Construcción, 76 (574). 2024. https://doi.org/10.3989/ic.6586
LOPES DIAS, T. ; RAMOS, R.; LAMEIRA, G. “‘Lost Space’ Found: Reconsidering functional ambiguity as a strategy for housing design”. ZARCH 21: 170-183. 2023. https://doi.org/10.26754/ojs_zarch/zarch.2023218931
LOPES DIAS, T. “A experiência Walden 7: A habitação coletiva como pluralização do não convencional”. Proyecto, Progreso, Arquitectura 27: 82-99. 2022. https://doi.org/10.12795/ppa.2022.i27.05
LOPES DIAS, T. ; RAMOS, R. “The notion of limit in architectural theory. Two case studies in Portugal”. ZARCH 14: 58-69. 2020. https://doi.org/10.26754/ojs_zarch/zarch.2020144293
Outras publicações:
LOPES DIAS, T. Nuno Portas, Pedro Vieira de Almeida: Teoria e Desenho da Arquitectura em Portugal, 1956-1974. Porto: Fundação Marques da Silva / Edições Afrontamento. 2024. ISBN: 978-972-36-2099-3
LOPES DIAS, T. ; RAMOS, R.; LAMEIRA, G. “Respigar a habitação do passado como ato de resistência”. Seminário #1 Mais do que Casas, Abril de 2023. https://hdl.handle.net/10216/149322
MARTÍNEZ, R.; LOPES DIAS, T. “Los pequeños congresos, 1959-1968: debates paralelos”. In La cultura arquitectónica en los años de la Transición, ed. Carlos Sambricio. Sevilha: Editorial Universidad de Sevilla. 2022. ISBN: 978-84-472-2418-0
LOPES DIAS, T. “From user to dweller: observation, consultation, and involvement processes in housing solutions, 1950s and 1960s”. In Hidden in Plain Sight. Politics and Design in State-Subsidized Residential Architecture, ed. Ramos; Borges; Rocha; Silva. Zurique: Park Books. 2021. ISBN: 978-3-03860-261-3
LOPES DIAS, T. “Rex Distin Martienssen - La idea de espacio en la arquitectura griega”. ZARCH 17: 280-281. 2021. https://doi.org/10.26754/ojs_zarch/zarch.2021176136
LOPES DIAS, T. “Ética e Arquitetura: a responsabilidade de uma novíssima crítica em Portugal”. Latin American Journal of Development, 3 (5): 2997-3013. 2021. https://doi.org/10.46814/lajdv3n5-025
LOPES DIAS, T. “Brutalismo no Porto: Suaviter in modo, Fortier in re?”. In Porto Brutalista, ed. Magda Seifert e Pedro Baía. Porto: Circo de Ideias. 2019. ISBN: 978-989-54636-0-2
LOPES DIAS, T. “Debating modern architecture. A brief account of the Iberian Peninsula circa 1967”. Revisiting the Post-CIAM generation. Debates, proposals and intellectual framework. Book of proceedings, 197-212. 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/28351
Comunicações e atividades de difusão:
2024: "Dwelling resources in South America: a contribution to the Portuguese debate, 1963-1974”, Criticism. Media. Memory. II Colloquium: Architectural Transatlantic Dialogues, ESAP-CEAA, Porto, 29 de outubro
2024: exposição “Disseny, Teoria i Crítica en 20 Arquitectes Ibèrics, 1950-1989”, Biblioteca da Escuela Técnica Superior de Arquitectura del Vallès, Sant Cugat del Vallès, 16 de setembro—18 de outubro
2024: organização e moderação da mesa-redonda “Projeto, Teoria e Crítica em 20 Arquitetos Ibéricos”, com Joaquim Moreno, Pedro Baía e Inês Lima Rodrigues, programa Mais do Que Casas , FAUP, 11 de abril
2024: “Contemporary domestic practices: Learning from… a century of housing”, conferência integrada no curso Habitatge i Ciutat, DPA, Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona, 6 de março (com Rui Ramos e Gisela Lameira)
2024: exposição “Projeto, Teoria e Crítica em 20 Arquitectos Ibéricos, 1950-1989”, FAUP, Porto, 1 de março—30 de abril
2022: “Notas sobre a noção de espaço sensível”, VIII Encontro Ibérico de Estética, IFIL Nova, Universidade Nova de Lisboa, 28 de outubro
2022: participação na mesa-redonda “Housing History as a Methodological Observatory” - I.G. Housing, European Architectural History Network 7th International Conference, Madrid, 15 de junho
2021: “De-conventionalising the dwelling: the Walden 7 experience”, optimistic suburbia II: Middle-Class Large Housing Complexes, ISCTE-IUL, 16 de junho (on-line)
2019: co-organização e moderação das sessões “Habitat” e “PhD working session”, Team Ten Farwest: critical revision of the Modern Movement in the Iberian Peninsula, 1953-1981, FAUP, 29-30 de novembro
Cursos lecionados:
2024-25: seminário “Arquitetura, teoria e crítica nas décadas de 1960 e 1970”, Programa de Doutoramento em Arquitetura (PDA), curso de Teoria 2, FAUP
2023-25: UC optativa “Arquitetura, teoria e crítica na Península Ibérica, 1950-1980”, Mestrado Integrado em Arquitetura (MIARQ), FAUP
2019-21: curso “Taller Projectar l’Arquitectura”, Màster en Arquitectura (MArq), Escuela Técnica Superior de Arquitectura del Vallès, ETSAV-UPC (Barcelona)
2019-20: UC “Teoria 1” (tempos práticos), MIARQ, FAUP
Supervisão de trabalhos académicos:
2024- : “Realidade e transformação na arquitetura portuguesa, 1948-1976. A influência do movimento Neo-Realista”, de André Lima Barbosa, dissertação de mestrado, MIARQ, FAUP
2021- : “Oscar Niemeyer: revista Módulo e ditadura militar no Brasil”, de Luiz Gustavo Sobral, tese de doutoramento, ETSAB-UPC
2020-21: “Colonia post-industrial: rehabilitación de la vivienda obrera y su entorno en la colonia del Burés”, de Patricia Parra Marcos e Uma Fernández Pérez, projecte final de màster, MArq, ETSAV-UPC
2020-21: “3 ejes y 5 ámbitos: reactivando el plano horizontal de La Bauma”, de Pablo Compte Aixalà e Claudia Canalda Rossignani, projecte final de màster, MArq, ETSAV-UPC
2019-20/2022-23: “A arquitetura em Fernando Lanhas”, de Catarina Alves Costa, tese de doutoramento, PDA, FAUP