Ageing in Place Propostas arquitectónicas integradas para o envelhecimento activo em Portugal
Concurso Estímulo Emprego Científico Institucional

Ano de Início

2019 (Em curso)

Gisela Lameira

Supervisor

Rui J. G. Ramos

Instituição Proponente

CEAU - FAUP

Unidades de Investigação

Resumo

A expressão “Ageing in place”, um tema debatido já há mais de duas décadas, está intimamente relacionada com os conceitos tão vastos como “Active Ageing”, “Age-Friendly Cities”, “Design for All”, “Accessibility”, “Age-Friendly Environments” (AFE), “Independent Living Solutions”, “Ambient Assisting Living” ou “Housing Design”. Em Portugal, este desafio tem-se colocado de forma mais premente nos últimos anos, nomeadamente a necessidade de construção e/ou adaptação de edifícios existentes a disponibilizar para arrendamento ou venda directa, e na integração de uma abordagem de planeamento urbano no processo (de relação entre espaço privado e espaço exterior, desenho e funções do espaço público). Ou seja, menos numa perspectiva de comercialização de serviços, em estruturas especializadas e em lógicas mais focadas na potencialização das habitações no sentido de permitirem um “envelhecimento no domicilio” e novas formas de habitar.

A Universidade do Porto acaba de integrar (desde Dezembro de 2018) a “European University Alliance in Global Health Challenges”, um consórcio com várias universidades estrangeiras de referência, com objectivo comum de “construir as Universidades Europeias do Futuro” face aos desafios emergentes na área da Saúde e, nesse sentido, é fundamental posicionar a Faculdade de Arquitectura no debate destas questões, nomeadamente nas componentes habitacional e urbanística, através da sua unidade I&D.

Esta Proposta de Projecto Científico foca-se numa estratégia proactiva de abordagem aos temas do “Ageing in place”, colocando a Arquitectura numa discussão que envolve agentes de diversas áreas multidisciplinares (académicas, municipais, governamentais, ONGs) e “stakeholders” com interesses também diversos. Trata-se da proposta de criação de um conjunto de protocolos/ consórcios com agentes a trabalhar nas áreas específicas da Saúde/Ciências Sociais/Planeamento, no sentido de criar redes de cooperação competitivas que permitam o acesso ao financiamento necessário para que as questões ligadas às práticas de projecto arquitectónico e construção possam ser estudadas de um modo aprofundado, alavancando a sua implementação junto dos “stakeholders”.

O desafio científico neste trabalho de investigação situa-se na definição de linhas de acção que posicionem o papel da Arquitectura enquanto agente coordenador de estratégias integradas nas Políticas de Envelhecimento no âmbito “Ageing in place”.

Principais actividades

Protocolos elaborados:
Escola Superior de Saúde Santa Maria
Porto4Ageing

Participação em Projectos financiados:
Climate adaptation for older people living in vulnerable urban areas. Designing a climate-responsive and community-based methodology [FCT - PTDC/GES-URB/2038/2021], no qual a FAUP é instituição participante e a FEUP proponente. (Investigadora FAUP, c/ Rui J. G. Ramos e Ana Silva Fernandes)

Trabalhos de investigação em curso:
Housing Think Thank: knowledge integration on multifamily residential buildings (HoTT): criação de base de dados bibliográfica (endnote), com registo extensivo de referências bibliográficas no âmbito da Habitação plurifamiliar/ageing in place; listagem de edifícios e respectiva integração em base de dados colaborativa (filemaker). (co-coordenação c/ Rui J. G. Ramos)

Checklists de adaptação de habitação no âmbito do protocolo estabelecido com a Escola Superior de Saúde de Santa Maria / Associação Portuguesa de Neuromusculares / Projecto de investigação-acção ICAVI (Investigação Centro de Apoio Vida Independente). (co-coordenação c/ Rui J. G. Ramos)

Formação:
Erasmus + na Universitat Politècnica de Catalunya (UPC) Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona (ETSAB), Espanha, Curso Habitatge i ciutat/ Housing & City. Projectes 3r curs

Consultoria científica: