Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo

CEAU

Centro de Estudos
de Arquitectura e Urbanismo

Fotógrafo maho vence 1.ª edição Prémio Luís Ferreira Alves 2025

30 de junho de 2025

O fotógrafo iraniano maho foi distinguido com o Prémio Internacional de Fotografia Luis Ferreira Alves, cuja primeira edição decorreu em 2025. A entrega do prémio foi anunciada a 28 de junho, numa cerimónia que teve lugar na na Casa da Arquitectura, em Matosinhos.

O trabalho premiado, intitulado 'Frequent Whites', apresenta uma série de imagens captadas em 2024 na cidade de Pardis, nos arredores de Teerão. Segundo a organização, as fotografias refletem 'o ritmo austero dos blocos de apartamentos' de 'uma cidade satélite nascida relutantemente do transbordar da densa respiração de Teerão'.

O segundo prémio foi atribuído ao fotógrafo francês Cyrille Weiner, com 'Oui avec plaisir', enquanto o terceiro prémio — em formato de voucher fotográfico — foi entregue ao espanhol Sergio Belinchón, autor do projeto 'Provisional Atlas of Berlin'.

Foram ainda atribuídas menções especiais aos trabalhos 'The Hidden Land', da iraniana Sana Ahmadizadeh, e 'Abstractions: Studies of the National Theatre', da britânica Amelia Lancaster.

O Prémio Internacional de Fotografia Luis Ferreira Alves é promovido pela Câmara Municipal do Porto e pela Cityscopio – Associação Cultural. Lançado pelos herdeiros do fotógrafo com o apoio de várias entidades, trata-se de um programa bienal que visa estimular a reflexão sobre a relação entre fotografia e arquitectura. O concurso conta com o apoio da FAUP, da Casa da Arquitectura, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, da Fundação Marques da Silva, da Ordem dos Arquitectos, entre outras instituições. Conta ainda com o apoio de diversas marcas e organizações, como a CIN, a Fundação "la Caixa" / BPI, a Canon, o Metro do Porto e a AMAG.