Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo

CEAU

Centro de Estudos
de Arquitectura e Urbanismo

Novo/Antigo. Escola Do Porto: Obras Apresentação do livro

23 de julho de 2025, 4.ª feira, 18h00, Palácio da Bolsa

No dia 23 de julho de 2025, quarta-feira, pelas 18h00, terá lugar no Palácio da Bolsa, no Porto, a apresentação do livro 'Novo/Antigo. Escola do Porto: Obras', coordenado por Teresa Cunha Ferreira e David Ordóñez Castañón, uma edição bilingue das Edições Afrontamento e da FAUP.

Inserido no projeto editorial Novo/Antigo, dedicado à temática da intervenção no construído e com uma dimensão pedagógica orientada para o ensino e a prática da arquitetura, este volume dá continuidade a uma linha de investigação que inclui já dois títulos sobre a obra de Fernando Távora — um dos quais distinguido com uma menção honrosa nos Prémios FAD de Pensamento e Crítica, em 2024.

'Novo/Antigo. Escola do Porto: Obras' incide sobre práticas desenvolvidas por arquitetos formados na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), nas quais se reconhece um legado pedagógico marcante para o exercício da profissão.

O livro documenta vinte e duas obras de intervenção no construído, da autoria de vários arquitetos entre os quais se destacam nomes como Alcino Soutinho, Álvaro Siza, Fernando Távora, José Carlos Loureiro, Alfredo Matos Ferreira, Beatriz Madureira, Pedro Ramalho, Alfredo Viana de Lima, Bernardo Ferrão, Eduardo Souto de Moura, Francisco Barata, Adalberto Dias, Alexandre Alves Costa, Sérgio Fernandez, João Mendes Ribeiro e José Gigante.

As obras selecionadas são apresentadas a partir de uma narrativa interpretativa do processo de projeto e de obra – antes, durante e após a intervenção – ultrapassando a mera ilustração do resultado final. A documentação gráfica e textual, em grande parte inédita, tem suporte na pesquisa em arquivos (Fundação Marques da Silva, Centro de Documentação da FAUP, Casa da Arquitectura, Fundação de Serralves, entre outros) e no uso do desenho como instrumento de investigação.

A análise das obras selecionadas é enriquecida por textos críticos de autores nacionais e internacionais, que, em conjunto, oferecem múltiplas perspetivas sobre o legado da Escola do Porto enquanto abordagem contemporânea de intervenção em preexistências aberta a novas sínteses e resignificações, em continuidade com a tradição.

Este volume resulta de investigação desenvolvida entre 2022 e 2024 no âmbito do projeto financiado pela FCT Atlas do Projeto em Património Arquitectónico: Contributos da Escola do Porto (EXPL/ART-DAQ/1551/2021), no CEAU/FAUP, e insere-se na atividade da Cátedra UNESCO "Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto".

A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.
No final da sessão, será servido um Porto de Honra nos claustros do Palácio da Bolsa.