Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo

CEAU

Centro de Estudos
de Arquitectura e Urbanismo

'474 - Jacaré/Copacabana', de Gabriel Weber, investigador e doutorando na FAUP Livro

Foi recentemente editado o livro '474 – Jacaré/Copacabana', da autoria do arquiteto e investigador Gabriel Weber, estudante de doutoramento da FAUP, que propõe uma leitura crítica da cidade do Rio de Janeiro a partir do percurso da linha de autocarro 474 — conhecida localmente como "linha do inferno". 

A linha 474 atravessa a cidade de norte a sul, ininterruptamente, sete dias por semana, funcionando, durante a semana, como eixo de transporte essencial para a força de trabalho que sustenta sustenta a "cidade maravilhosa além dos túneis". Aos fins de semana soalheiros, porém, a linha ganha contornos ao ser apropriada como rota de acesso às praias de Copacabana e Ipanema por moradores das zonas periféricas.  O livro observa este fenómeno como expressão das tensões sociais inscritas no território urbano.

'474 – Jacaré/Copacabana' resulta do desdobramento da dissertação de mestrado orientada pelos professoras Carla Garrido Oliveira e Ana Alves Costa, apresentada na FAUP em 2022, trabalho que foi finalista do Archiprix 2023. A linha de autocarro carioca é evidenciada como um recorte de projeto de cidade, percebida e decodificada pelo desenho de uma viagem do subúrbio à praia em um sábado de sol. O trabalho já havia dado origem a uma primeira edição publicada pela NoLibros (Barcelona) em 2024; a publicação agora lançada pela editora Sob Influência (São Paulo) constitui um novo desdobramento.

Gabriel Weber é arquiteto, bolseiro de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e estudante do Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP, onde desenvolve a investigação sobre o Projecto Agudá, orientada pelos professores Carla Garrido de Oliveira, da FAUP, e Roberto Conduru, da Southern Methodist University-Texas. Foi distinguido com o Prémio Fernando Távora 2024 e o Prémio Viana de Lima 2023.