João Carlos Castro FERREIRA
categoria Professor Auxiliar
email joaocastroferreira.arquitectosgmail.com
ano 01-01-2011
Chave de associação FCT J5314914QZ70 (0%)

grupos de investigação   Centro de Comunicação e Representação Espacial - Center for Communication and Spatial Representation

Licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 1992.
Mestre em Construção de Edifícios pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – 2002/2004, tendo desenvolvido tese de dissertação com o tema: "Responsabilidades decorrentes do enquadramento legal e normativo do projecto de Arquitectura – Análise e contributos para a sua evolução”, sob orientação do Sr. Professor Doutor Hipólito de Sousa.
Aluno de Doutoramento, desde Junho de 2008, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, estando a desenvolver tese de dissertação sob o tema “Construção de Espaço Público na Cidade do Porto durante o século XX”, sob orientação do Sr. Professor Manuel Fernandes de Sá.
Docente na Faculdade de Ciências e Tecnologia na Universidade Fernando Pessoa no Porto desde 2004.
Desenvolve a sua actividade profissional como arquitecto desde 1992.
Principais Apresentações/Comunicações/Publicações:
Public Spaces Form: a possible analytical framework. CITTA 3rd Annual Conference on Planning Research Bringing city form back into planning, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 2010. Apresentado em co-autoria com Manuel Fernandes Sá e Pedro Leão Neto.
Ferreira JC, Sousa H. Projecto – responsáveis e responsabilidades – leitura crítica do quadro legal nacional. 113-118. In: Actas do 2º Congresso Nacional da Construção – Construção 2004. Secção de Construções Civis e FEUP Edições. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Porto, 2004.
Entre a sombra e o mergulho, uma casa que ri. Casa Baltazar de Castro, Braga, 1963-1965.  in “A obra nasce”, revista do Curso de Arquitectura da Universidade Fernando Pessoa, nº 3, Porto.