João Carlos Castro FERREIRA
categoria Professor Auxiliar
email joaocastroferreira.arquitectosgmail.com
ano 01/01/2011
Chave de associação FCT J5314914QZ70 (0%)

grupos de investigação   Arquitectura, Arte e Imagem - Architecture, Art and Image

Licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 1992.
Mestre em Construção de Edifícios pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – 2002/2004, tendo desenvolvido tese de dissertação com o tema: "Responsabilidades decorrentes do enquadramento legal e normativo do projecto de Arquitectura – Análise e contributos para a sua evolução”, sob orientação do Sr. Professor Doutor Hipólito de Sousa.
Aluno de Doutoramento, desde Junho de 2008, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, estando a desenvolver tese de dissertação sob o tema “Construção de Espaço Público na Cidade do Porto durante o século XX”, sob orientação do Sr. Professor Manuel Fernandes de Sá.
Docente na Faculdade de Ciências e Tecnologia na Universidade Fernando Pessoa no Porto desde 2004.
Desenvolve a sua actividade profissional como arquitecto desde 1992.
Principais Apresentações/Comunicações/Publicações:
Public Spaces Form: a possible analytical framework. CITTA 3rd Annual Conference on Planning Research Bringing city form back into planning, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 2010. Apresentado em co-autoria com Manuel Fernandes Sá e Pedro Leão Neto.
Ferreira JC, Sousa H. Projecto – responsáveis e responsabilidades – leitura crítica do quadro legal nacional. 113-118. In: Actas do 2º Congresso Nacional da Construção – Construção 2004. Secção de Construções Civis e FEUP Edições. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Porto, 2004.
Entre a sombra e o mergulho, uma casa que ri. Casa Baltazar de Castro, Braga, 1963-1965.  in “A obra nasce”, revista do Curso de Arquitectura da Universidade Fernando Pessoa, nº 3, Porto.