José Virgilio Borges PEREIRA
vínculo Colaborador externo
email jpereiraletras.up.pt
ano 01-01-2010
Chave de associação FCT J012932V2515 (30%)

grupos de investigação   Atlas da Casa - Housing architectural design and forms of dwelling

Virgílio Borges Pereira (Porto, 1970) é Licenciado em Sociologia (1993), Mestre em Sociologia: Poder Local, Desenvolvimento e Mudança Social (1997), Doutor (2002) e Agregado em Sociologia (2009) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). É Professor Associado do Departamento de Sociologia da FLUP, onde lecciona, desde 1994, no âmbito de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, e Investigador do Instituto de Sociologia da mesma Faculdade, de que é, desde Março de 2010, Coordenador Cientifíco e onde integra e dirige diversas equipas de investigação, várias delas financiadas pela FCT. Colabora (desde 2003) com a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto no curso de licenciatura/mestrado integrado e no programa de doutoramento em Arquitectura, sendo Investigador Associado do CEAU. Foi Visiting Professor no Institut d'Etudes Politiques da Université de Strasbourg (2010/2011). Integra conselhos editorais de revistas nacionais e estrangeiras, tendo vindo a especializar-se na sociologia das classes sociais e das práticas simbólico-ideológicas, com investigações realizadas no Porto, no Vale do Ave e no Vale do Sousa. Coordenador de vários colóquios científicos, é autor de várias publicações. Entre estas podem destacar-se "Os Vincados Padrões do Tecido Social" (Afrontamento, 1999), "Classes e Culturas de Classe das Famílias Portuenses" (Afrontamento, 2005) e as obras, organizadas com José Madureira Pinto, "Pierre Bourdieu, a Teoria da Prática e a Construção da Sociologia em Portugal" (Afrontamento, 2007) e "Desigualdades, Desregulação e Riscos nas Sociedades Contemporâneas" (Afrontamento, 2008).