Marta Ferreira MARTINS
grau Licenciatura
email martamartins78gmail.com
ano 20-12-2011
Chave de associação FCT J5170575X1H6 (60%)

grupos de investigação   Morfologias e Dinâmicas do Território - Territory Dynamics and Morphologies

Marta Martins nasceu em Lisboa, em 1978. Estudou Sociologia no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), onde se licenciou em 2006.
Actualmente doutoranda em Arquitectura – Dinâmicas e Formas Urbanas na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), colabora, enquanto Bolseira de Investigação, no progresso da agenda de pesquisa do Grupo Morfologias e Dinâmicas do Território do Centro de Estudos em Arquitectura e Urbanismo (CEAU-FAUP). Nesse âmbito, o projecto que neste momento mais a ocupa (e preocupa!) propõe-se apreender e interpretar os códigos de convivência e negociação que estruturam o quotidiano da vida em comum, na metrópole contemporânea. Dialogando com os patrimónios disciplinares das ciências sociais, do Urbanismo e da Arquitectura, nele se revisita o clássico problema da urbanidade, interrogado a partir da tensão entre a moderna valorização da autonomia crítica das escolhas individuais e a emergência de dinâmicas de segregação sócioespacial que, além de descrever, importa compreender. Sob o título Urbanidade, Segregação e Autonomia. Vivência Urbanas na Metrópole dos Indivíduos, este trabalho desenvolve-se sob orientação do Professor Doutor Álvaro Domingues (FAUP) e do Professor Doutor João Pedro Silva Nunes (DINÂMIA’CET/ISCTE-IUL).
Enquanto socióloga, trabalhou em contextos institucionalmente diversos. Destaca-se a passagem pelo Núcleo de Ecologia Social do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (NESO-LNEC), a colaboração com o Centro de Estudos Territoriais do ISCTE (CET-ISCTE) e com o Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações do Instituto Superior de Economia e Gestão (SOCIUS-ISEG), bem como a experiência vivida na TESE - Associação para o Desenvolvimento (ONGD), instituição de que é Associada.
É co-autora do livro À tona de Água. Necessidades em Portugal: tradição e tendências emergentes – Volume I (Lisboa: Tinta-da-China, 2010) (com Teresa Costa Pinto, Isabel Guerra e Sara Almeida) e co-coordenadora do livro À tona de Água. Retratos de um Portugal em Mudança – Volume II (Lisboa: Tinta-da-China, 2010) (com Isabel Guerra, Teresa Costa Pinto, Sara Almeida e Alda Gonçalves).