Daniel CASAS VALLE
grau Mestrado
categoria Não Aplicável (Investigador)
vínculo Bolseiro
email dvallearq.up.pt
ano 20-12-2011
Chave de associação FCT J555281wUBNT (100%)

grupos de investigação   Morfologias e Dinâmicas do Território - Territory Dynamics and Morphologies

Casas Valle é urbanista com vasta experiência na prática do planeamento urbano e em actividades académicas. Em 2017 estará ligado e dentro, há já 25 anos, do campo do urbanismo, como urbanista, investigador e estudante.
Desde 1997 que trabalha em diversas organizações, como o Departamento de Planeamento da Câmara Municipal de Amesterdão ou a Architekten Cie. (Arquitectura e Planeamento Urbano), na maioria delas como urbanista. Durante este período trabalhou como líder de projecto / urbanista principal numa vasta gama de diferentes projectos, como planos urbanos (master plans), estudos urbanos, projectos de infraestrutura urbana, projectos de renovação urbana, planos regionais, desenho de espaço público, processos de participação pública, e investigação em urbanismo (Sport in the City, Temporary City, Small Urbanism). Estas actividades têm decorrido nos Países Baixos, Portugal, Bélgica, Roménia e China. Como líder de equipa ganhou diversas competições de desenho urbano, como Willemspoort (planos urbanos Hertogenbosch, NL) e as Marinhas (plano urbano, Esposende, PT).
Ao mesmo tempo, é frequentemente convidado como congressista, crítico e professor em diversas Universidades de Portugal, Países Baixos e outros países europeus.
Presentemente, é investigador no CEAU/FAUP, desenvolvendo investigação de Doutoramento sobre a relação entre as vias rápidas e a urbanização, encontrando-se envolvido em diversos projectos de investigação do MDT.

Casas Valle is an urbanist - urban designer and planner - with a broad experience based on urban planning practices and academic activities. In 2017 he will be 25 years connected and within the field of urbanism, as a designer, research and student.
Since 1997 he worked at various organisations, as the Planning department of Amsterdam municipality,  Must urbanism (urban design and research) and at the Architekten Cie. (architecture and urban planning). Along this period he worked as project leader/main designer on a large range of different projects, as urban (master) plans, urban studies, urban infrastructure projects, urban renewal plans, regional plans, public space designs, urban participation processes and urban research (Sport in the City, Temporary City, Small Urbanism). This activities took place in The Netherlands, Portugal, Belgium, Rumania and China. As responsible team leader he also won several urban design competitions, as: Willemspoort (urban plan, ´s-Hertogenbosch, NL) and the Marinhas (urban plan, Esposende, PT).
In parallel, he is a frequently invited lecturer, guest critic and professor at various universities in Portugal, The Netherlands and other European universities.
Currently, he is a researcher at the CEAU/FAUP working on the PhD research about the relationship of fast roads and urbanisation, and involved in several research projects of MDT.

MDT
CITY