Rui Manuel Vieira Passos MEALHA
categoria Professor Auxiliar
email rmealhaarq.up.pt
ano 13-01-2016
Chave de associação FCT J039243V101G (35%)

grupos de investigação   Morfologias e Dinâmicas do Território - Territory Dynamics and Morphologies

Rui Mealha é arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP, 1986), e doutorado em Arquitectura com a tese “Aspectos da actuação urbanística entre programas, planos e projectos: programas, tempos e formas do projecto urbano – a carta da Asprela”. Docente na FAUP desde 1989, actualmente é professor da UC Projecto 5 do Curso de Mestrado Integrado (MIARQ), e professor da UC Dinâmicas e Formas Urbanas, do Programa de Doutoramento em Arquitectura (PDA – perfil C). Como investigador tem desenvolvido uma actividade regular nos domínios do conhecimento do território, da cidade e do espaço urbano, no contexto de diversos projectos do CEAU-FAUP, GEDES-FLUP, CEGOT-FLUP e com outros centros de investigação, participando ainda em diversas exposições e workshops, e com comunicações em congressos, seminários e conferências de arquitectura e urbanismo. É autor ou co-autor de diversas publicações nacionais e internacionais na sua área de trabalho.
Outras actividades: Participação em júris de diversos Concursos Públicos, em representação da Ordem dos Arquitectos, de autarquias locais e de outras entidades públicas; membro de comissões científicas de acompanhamento dos trabalhos de elaboração e revisão de diversos Planos de Ordenamento; assessoria externa a diversas autarquias e outras entidades públicas como consultor urbanista.
Exerce ainda a actividade liberal, tendo coordenado diversos planos e projectos com destaque para estudos urbanísticos, planos estratégicos e PMOTs (PDMs, PUs e PPs), assim como de projectos de regeneração urbana, projectos de requalificação de espaços públicos, e projectos de novos alojamentos e equipamentos colectivos.

Rui Mealha is an architect by the Faculty of Architecture of the University of Porto (FAUP, 1986), and PhD in Architecture with the thesis " Aspects of urban planning among programs, plans and projects: programs, times and forms of the urban project – the map of Asprela". Teacher at FAUP since 1989, now being professor of the Curricular Unit Project 5 of the Integrated Masters' degree in Architecture (MIARQ), and professor of the Curricular Unit Dynamics and Urban Forms of the Profile C, in the Doctorate Programme in Architecture (PDA).
As a researcher has developed a regular activity in knowledge of the territory, the city and urban space in the context of several projects of CEAU-FAUP, GEDES-FLUP, CEGOT-FLUP and  other research centers, also participating in several exhibitions and workshops, and presentations at congresses, seminars and Architecture and town planning conferences. He is the author or co-author of several national and international publications in his working area.
Other activities: participation in juris of various Public Contests, in representing of the Architects Labor Union, and several local authorities among other public entities; member of scientific committees for monitoring processes of conception and review of masterplans; external advice as urban consulting to various municipalities and other public entities.
Still exercises a professional activity, coordinating various plans and projects with emphasis on the urban studies, Strategic plans, Master plans and urban detailed projects, as well as urban regeneration and rehabilitation projects, and also projects for the requalification of public spaces, and projects for new housing and collective equipment.