Rui Fernando Jesus Bastos TAVARES
email rtavaresarq.up.pt
ano 10-02-1994
Chave de associação FCT J0389103c5AU (35%)

grupos de investigação   Arquitectura e Modos de Habitar - Architecture and modes of inhabiting   (30%) Património da Arquitectura, da Cidade e do Território - Architecture, City and Territory Heritage   (70%)

Aveiro.1957.Historiador pela Faculdade de Letras da U.P. (1980). Investigador - membro efetivo do CEAU-FAUP/FCT (Centro de Estudos Arquitetura e Urbanismo), grupo PACT (Património da Arquitectura, da Cidade e do Território) e grupo AMH (Arquitectura e Modos de Habitar). Assistente de Prof. Arquitecto Fernando Távora para a disciplina de Teoria e História da Arquitectura da ESBAP (Escola Superior de Arquitectura do Porto), no ano lectivo de 1980-81, acompanhando sempre o Prof. Fernando Távora no seu magistério, nomeadamente na disciplina de Teoria Geral da Organização do Espaço (TGOE).
Docente nas áreas da História da Arquitectura e da Cidade, Regente das Unidades Curriculares de HAAM (História da Arquitectura Antiga e Medieval, do 1º Ciclo, 2ºAno, do MIARQ) e de Teorias de Reabilitação da Cidade (do CEAPA-Curso de Estudos Avançados em Património Arquitectónico-3º Ciclo) no no ano lectivo 2011-12.

Doutoramento com Distinção pela FLUP, em 2013, com a Dissertação "Recentrocidade. Memória e Refundação Urbana. Território. Cidade. Arquitectura".

Regente das Unidades Curriculares de HAAM (1º Ciclo, 1º Ano, do MIARQ) e de HCP (História da Cidade do Porto - 2º Ciclo, 5º Ano, do MIARQ ) no actual ano lectivo (2013-2014).

Integrou a Comissão organizadora do IV SLBCH (Simpósio Luso-Brasileiro de Cartografia Histórica (Porto, 2011).

Integrou a Comissão Científica da “I Conferência Filantropia e Arquitectura - Periodo 1880-1920”. CITAD- Universidade Lusíada (Lisboa 2012).

Publica desde 1982, com 35 títulos entre artigos, comunicações a conferências nacionais e internacionais e capítulos de livros, com destaque para: “Oporto” in ‘Atlas Historico de las Ciudades Europeias’(1994); “Oporto. History and Urban Development” in ‘The Dictionary of Arts, The Grove Dictionary on Line’ (1996) http://www.groveart.com ; “Urban Recentering – Memory and Urban Refoundation. The Oporto Replanning of Central Area by Barry Parker (1916).” In ‘Planning Models and Culture of Cities. Modelos urbanísticos y cultura de lasciudades.’ Conference Book, 11th Conference of the InternationalPlanning History Society (IPHS), Barcelona, Escola Tècnica Superior d’Arquitectura del Vallès (Universitat Politècnica de Catalunya), (2004); “Oporto Urban Evolution”, como partipação no WikiSym, orientando a WikiWalk na cidade do Porto (2008).

Membro do IPHS (International Planning History Society - Londres) e Membro da Comissão Permanente do CIHEL (Lisboa).