Marta Luís Oliveira CRUZ Proença de Carvalho
vínculo Colaborador externo
email mcruzarq.up.pt
ano 01-01-2009
Chave de associação FCT J0035520B6TQ (70%)

grupos de investigação   Atlas da Casa - Housing architectural design and forms of dwelling

Marta Cruz (Porto, 1974) é arquitecta, licenciada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (1998), mestre em Urbanismo, opção 'Aménagement de l'espace et Architecture' pela Université Paul Cézanne - Aix-Marseille III (2003) com a dissertação "Créer l'espace domestique. La famille, l'architecte, le projet", e doutorada em Arquitectura pela École Nationale Supérieure d'Architecture de Marseille (2009) com a tese "Les non-dits de l'espace domestique. Valeur d'usage de l’ambiguïté pour les familles contemporaines".

É colaboradora no Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras e membro integrado do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura, ambas da Universidade do Porto. No CEAU integra o grupo Atlas da Casa e é co-responsável, em conjunto com Rui Ramos, pelo protocolo de colaboração entre o Atlas da Casa e a UMR AUSSER 3329 (CNRS), Atelier ArchiHabitat, coordenado por Jean-Michel Léger e Monique Eleb.

É bolseira FCT de pós-doutoramento, conduzindo investigação sobre Cooperativas de Habitação Económica nos anos 70/80 em Portugal.