Joaquim José Lopes TEIXEIRA
categoria Professor Auxiliar
email jteixeiraarq.up.pt
ano 01-01-2009
Chave de associação FCT J526582NJM7L (35%)

grupos de investigação   Património da Arquitectura, da Cidade e do Território - Architecture, City and Territory Heritage

Joaquim Teixeira é licenciado em Arquitectura (1995), pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde exerce actividade docente (desde 1998) e de investigação. Actualmente, é Professor Auxiliar da UC Construção I e integra o grupo de investigação Património da Arquitectura, da Cidade e do Território, do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo. A sua actividade pedagógica estende-se ainda ao curso de Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a várias acções de formação realizadas no âmbito da participação no livro “Manual de Apoio ao Projecto de Reabilitação de Edifícios Antigos”(FEUP/OERN, 2012).
A sua área de investigação tem-se centrado nas temáticas relacionadas com a salvaguarda e valorização do edificado corrente de valor patrimonial, de onde se destacam o Trabalho de Síntese “Descrição do Sistema Construtivo das Casas Burguesas do Porto entre os séculos XVII e XIX – Contributo para uma História da Construção Arquitectónica em Portugal” (2004) e a Tese de Doutoramento “Salvaguarda e Valorização do Edificado Habitacional da Cidade Histórica. Metodologia de Intervenção no Sistema Construtivo da Casa Burguesa do Porto (2014).
Tem participado em vários congressos, nacionais e internacionais, com comunicações e artigos publicados.
Entre 1997 e 2008 desenvolveu diversa actividade de projecto, abrangendo intervenções em edifícios existentes e obra nova, da qual se destacam o Centro de Estágios (1997-2000) e a Reabilitação do Edifício Sede (2000) do Conselho Distrital Norte da Ordem dos Advogados; várias intervenções no Lar da Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia de Espinho (2001-07); Casa em Baião (2000-05) e a Casa em Avintes (2006-08).