Maria José Lopes CASANOVA
categoria Professor Auxiliar
email mjcnovaarq.up.pt
ano 01-01-2003
Chave de associação FCT J03924503REH (35%)

grupos de investigação   Arquitetura: Teoria, Projeto, História - Architecture: Theory, Project and History

Conclui o curso de Arquitectura da Escola Superior de Belas Artes do Porto em 1986.
Em 1997, obtém o Prémio Municipal de Arquitectura, Câmara Municipal da Maia, 1ºPrémio (co-autoria com Vítor Bastos).
Desde 1987 dá aulas na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto /FAUP.
Lecciona a disciplina de Projecto 3 do Mestrado Integrado da FAUP, como assistente convidada.
Integra o Grupo de Investigação “Arquitectura: Teoria, Projecto, História” ATPH/CEAU/ FAUP.
É doutoranda do programa de doutoramento da FAUP/PDA, com investigação sob o título “A extinção das Ordens Religiosas e os conventos do Porto: transformação, ruptura e continuidade”.
No âmbito desta investigação, em 2010, no congresso Eurau’10, European symposium on research in architecture and urban design, apresentou a comunicação: The extinction of the Religious Orders in the city of Porto and the emergence of the Liberal city: the search for a new “beauty, in Actas do congresso Eurau’10, European symposium on research in architecture and urban design, 5th edition, Nápoles, 2010.
Em 2011, no congresso “O Porto Romântico”, UCP, Porto, apresentou a comunicação “Os conventos extintos na geografia do Porto Romântico”. No âmbito da matéria de investigação e da disciplina de Projecto 3, expôs a aula: “Vazios/Espaços disponíveis e renovação de tecido urbano: A extinção das ordens religiosas e a renovação de tecido urbano - operações de loteamento, ideia(s) de cidade e problemáticas do lugar.”