Ricardo Meri de la MAZA

categoria Professor contratado
vínculo Universidad Politécnica de Valencia
email rmeridelamazagmail.com
Chave de associação FCT J8168141O4Hj (5%)

grupos de investigação   Teoria e Práticas de Projecto

Arquitecto e Doutor Arquitecto pela Universitat Politècnica de València. Completou a sua formação na FAUP, onde apresentou o seu Projecto Final em 1999, e logo a seguir como colaborador do arquitecto Eduardo Souto de Moura até 2001. É professor do Departamento de Projectos Arquitectónicos da UPV desde 2002, e actualmente Professor Contratado Doutor. Leccionou também na Universidade CEU Cardenal Herrera (2010-2016) ao nível de licenciatura e mestrado, e na Universidade Lusófona do Porto (2013-2016) no mestrado integrado e no doutoramento.

Editor de numerosos livros, revistas e monografias de arquitectura, actualmente é director da revista TC Cuadernos e co-director da colecção Architectural Research Tribune. Suas principais linhas de investigação estão ligadas ao olhar, à janela e à construção do limite, com arquitectura portuguesa moderna e contemporânea, com construção e visualidade, e com pré-fabricação e industrialização.

Seu trabalho profissional como arquitecto tem sido focado principalmente em obras públicas através do desenvolvimento de projectos ganhos por concurso, que foram publicados em várias ocasiões. Foi menção honrosa no prémio COACV 2007-2010 com o Centro de Educação Especial Tomás Llacer em Alcoy.

Architect and PhD Architect at the Polytechnic University of Valencia. He completed his training at FAUP, where he presented his Final Project in 1999, and later as a collaborator of the architect Eduardo Souto de Moura until 2001. He has been teaching at the Department of Architectural Projects of the UPV since 2002, where he currently is Contracted Professor. He has also taught at the CEU Cardenal Herrera University (2010-2016) at the undergraduate and master's level, and at the Universidade Lusófona do Porto (2013-2016) in the integrated master's degree and doctorate.
Editor of numerous books, journals and architecture monographs, he is currently the director of TC Cuadernos magazine, and co-director of the Architectural Research Tribune collection. His main lines of research are linked to the gaze, the window and the construction of the limit, modern and contemporary Portuguese architecture, construction and visuality, and prefabrication and industrialization.
His professional work as an architect has been mainly focused on public works through the development of projects won by contest, which has been published on multiple occasions. Honorable Mention in the 2007-2010 COACV awards with the Tomás Llacer Special Education Centre in Alcoy.