Fernanda Corrêa GIACOMINI
vínculo Bolseiro de Investigação
email fcgiacominigmail.com
ano 01-01-2010
Chave de associação FCT J517194Z0M02 (30%)

grupos de investigação   Património da Arquitectura, da Cidade e do Território - Architecture, City and Territory Heritage

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa-MG, Brasil, em 2002, com o trabalho final “projeto arquitetônico para uma escola de pedagogia sócio-interacionista”. Participou, neste período, em dois Projetos de Iniciação Científica (CNPq), sobre construções em madeira, época em que inicia uma participação ativa com publicações e apresentações em encontros acadêmicos e profissionais.

Mestre em Arquitetura com ênfase em Projeto pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 2005, defendeu dissertação sobre os condicionamentos envolvidos na ocupação legal de terrenos com grande inclinação.

Profissionalmente dedicou-se, entre 2002 e 2007, à implantação do Parque Tecnológico de Viçosa, sendo co-autora de seus projetos arquitetónico e urbanístico, e gerente dos processo de licenciamento ambiental e de execução. Atuou, também, como consultora e formadora na área da preservação do património cultural de cidades de pequeno porte no interior do estado de Minas Gerais. Nesta fase, adquiriu competências adicionais nas área de gestão de projetos e de orientação acadêmica.

Após concluir o curso de Metodologias de Intervenção no Património Arquitetónico (MIPA) pela FAUP em 2008, ingressou no PDA-FAUP, com apoio da FCT, e vinculou-se ao CEAU. Atualmente dedica-se à investigação no âmbito do patrimônio cultural material, com especial interesse pelo edificado corrente habitacional antigo, sua manutenção e condições de intervenção.