Eliseu Manuel Vieira GONÇALVES
categoria Assistente
email egoncalvesarq.up.pt
ano 01-01-2010
Chave de associação FCT J5377471KEST (35%)

grupos de investigação   Atlas da Casa - Housing architectural design and forms of dwelling

Eliseu Gonçalves é arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), onde se licenciou em 1994. Nesse ano obteve o Prémio Eng. António de Almeida.

Desde 1999 é docente na FAUP  lecionando Construção no 3º ano do MIARQ. Consequentemente, apresentou em 2005 as Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica defendendo o trabalho  “A linguagem da gravidade. Para uma reflexão sobre o ensino da razão e ser dos elementos arquitetónicos estruturais”.

Em simultâneo com a docência, exerceu a atividade profissional de arquiteto destacando-se nessa produção os projetos de requalificação do espaço urbano entre a Ponte Luís I e o Cais da Estiva, no Porto, e o da frente fluvial de Vila do Conde, ambos desenvolvidos com o arquiteto Manuel Fernandes de Sá. No âmbito dos seus interesses e investigação académica, tem dado especial atenção à relação entre o projeto de Arquitetura e a Construção a partir dos seguintes temas: arquitetura industrial portuguesa (história do betão armado - itinerários e tecnologias no contexto do modernismo); a especialização do saber (arquitetos e engenheiros na passagem da ‘cultura da compressão’ para a ‘cultura da tração’); infraestruturação da casa e conforto moderno na primeira metade do século XX. Neste momento está a desenvolver tese de doutoramento sobre a habitação operária construída no Porto no primeiro terço do século passado. Parte dessa investigação tem sido apresentada em conferências e publicações da especialidade.

Desde 2010 é membro do grupo de investigação Atlas da Casa do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo CEAU/FAUP, integrando o Projeto I&D Mapa da Habitação: programas habitacionais no século XX português.

--------------------------------------

Eliseu Gonçalves is a Portuguese architect and assistant professor at the Faculty of Architecture of the Oporto University (FAUP) where he graduated in 1994.
He had a range experience in urban planning and housing design; pointing out from his work the Oporto Historical Water Front Renewal (with architect Manuel Fernandes de Sá) and a cluster of houses in northern Portugal. Some of them have been displayed in group exhibitions.

Since 1999 he has been teaching Building Construction at FAUP. The early academic work was concerned with the integration problem of engineering subjects on Architectural Courses - “The Language of Gravity – Observations on the Way of Teaching the Reason of Structures Work”. Currently he has particular interests on the issue about housing space transformation connected to the new comfort hardware that became visible through the twentieth-century in Portugal.

He is a member of the research group “Atlas da Casa” (House Atlas) from the Architecture and Urban Design Investigation Centre – CEAU/FAUP.

link DeGóis