Nuno Gonçalo Bigotte Oliveira SANTOS
grau Mestrado
categoria Investigador Colaborador
email nuno.bigotte.sgmail.com
Chave de associação FCT J801656gFNpJ (20%)

grupos de investigação   Morfologias e Dinâmicas do Território - Territory Dynamics and Morphologies

Nuno Bigotte Santos é Licenciado em Economia, pela U. da Beira Interior, e Mestre em Ordenamento do Território, Inovação e Políticas de Desenvolvimento, pela U. de Aveiro. Os seus estudos académicos e a sua experiência profissional focam na ideia de Optimização: de processos e recursos, mas também de comportamentos, tanto em ambiente empresarial como do ponto de vista da governança territorial.

Como investigador tem colaborado, pro bono, em diferentes projectos de investigação relacionados com o ordenamento do território, com o Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. O seu principal contributo está relacionado com as populações e as suas interações com os territórios a que pertencem, como influenciam e são influenciadas pelo espaço, conforme expôs na sua tese de Mestrado e em diferentes artigos.

Profissionalmente, está a colaborar com a CCDR-N, a Autoridade Regional do Norte de Portugal, analisando projetos de investimento no âmbito dos fundos da UE.

Também trabalhou no IAPMEI, instituto público de apoio às PME, e na PRIMUS, a agência de desenvolvimento do Grande Porto, nos dois casos como gestor, analisando projectos de investimento no âmbito dos fundos da UE e dos seus pedidos de reembolso.

Em ambiente empresarial, trabalhou no Grupo Philips, no processo de Gestão da Cadeia Logística, e na cadeia de distribuição dos Hipermercados Kero, em Angola, sendo responsável pelo Departamento de Apoio ao Cliente, no Centro Logístico.

Nuno Bigotte Santos has an Economics Degree at University of Beira Interior and a Master Degree in Spatial Planning, Innovation and Development Policies at University of Aveiro. His academic studies and professional experience focus on the idea of Optimization: of processes and resources, but also of behaviours, in a company environment as well as in a territorial governance point of view.

As researcher, he has been collaborating, pro bono, in different research projects related with spatial planning, with the Urbanism and Architecture Studies Centre of the Faculty of Architecture of the University of Porto. His main approach is related with people and populations and its interactions with the territories they belong to, how people influence and get influenced by space, as exposed in his MSc. thesis and in different articles.

Professionally, he has been collaborating with CCDR-N, the Northern Regional Authority of Portugal, analysing investment projects within the EU funds.

He also worked at IAPMEI a public institute to support SMEs and PRIMUS the development agency of Greater Porto, in both cases as manager analysing investment projects within the EU funds and its reimbursements requests.

In companies, he worked at Philips Group, in the Supply Chain Management process, and at Kero Hypermarkets, in Angola, in the Logistics Distribution Channels, being responsible for the Customer Support Department in the Logistics Centre.