José Mendes Ribeiro BARBEDO
categoria Voluntário
vínculo Sem Vínculo
email jbarbedoarq.up.pt
Chave de associação FCT J519303F082W (35%)

grupos de investigação   Centro de Comunicação e Representação Espacial - Center for Communication and Spatial Representation

José Barbedo (1974) graduou-se em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP, 1992-8), realizando o seu estagio profissional com Paulo Mendes da Rocha em São Paulo, Brasil (1996-7). É Mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP 2005-8) e Doutor em Engenharia Civil na área de Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012-16). Em 1998 obteve uma bolsa da Fundação Oriente em Goa, Índia. Em 2000 fundou a empresa de arquitectura MBS, com Francisco Mourão e Nuno Sottomayor. Em 2006/7 foi contratado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), como "Municipal Planning Officer" em Luanda, Angola. Em 2008/9 foi contratado como "Urban Planner" pela WSP International Sweden, para colaborar no Plano Diretor de Tripoli, Líbia. Em 2011 recebeu uma "Visiting Fellowship" da Universidade de Birmingham onde iniciou seu programa de doutoramento. Entre 2012/14, obteve uma bolsa de estudos da CAPPES, e em 2014 recebeu uma distinção especial da FAPERJ que financiou sua tese de doutoramento até à sua conclusão em 2016. Em 2017 iniciou a sua colaboração com o CEAU/FAUP. O seu trabalho de investigação tem seguido uma abordagem transversal ao estudo de dinâmicas sociais, económicas e políticas que contribuem para a transformação do território, com enfoque nos processos de reprodução de desigualdades socio-espaciais e riscos ambientais.

José Barbedo (1974) graduated in Architecture from the Faculty of Architecture of the University of Porto (FAUP 1992-98), completing his professional internship with Paulo Mendes da Rocha in São Paulo, Brazil (1996-97).  Holds a MSc in Project and Planning of the Urban Environment from the Faculty of Engineering of the University of Porto (FEUP 2005-8) and a DSc in Civil Engineering from the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ 2012-16). In 1998 obtained a grant from Oriente Foundation in Goa, India. In 2000 founded the architecture firm MBS with Francisco Mourão and Nuno Sottomayor. In 2006/7 was contracted by the United Nations Development Program (UNDP) as Municipal Planning Officer in Luanda, Angola. In 2008/9 was contracted by WSP International Sweden as Urban Planner to collaborate on the Tripoli Master Plan in Libya. In 2011/12 received a Visiting Fellowship from the University of Birmingham. Between 2012/14, obtained a scholarship from the Coordination for Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and in 2014/6 received a special grant awarded by the Foundation for Research Support in Rio de Janeiro (FAPERJ). In 2017 began his collaboration with the Centre of Studies in Architecture and Urbanism (CEAU/FAUP). His research work follows a transversal approach to the study of social, economic and political dynamics that contribute to territorial transformations, focusing on the processes of reproduction of socio-spatial inequalities and environmental risks.

link DeGóis