Vera Lúcia VIANA Lopes

vínculo Ministério da Educação
email vlopesarq.up.pt
ano 10-01-2018
Chave de associação FCT J5527399tUBU (80%)

grupos de investigação   Arquitetura: Teoria, Projeto, História - Architecture: Theory, Project and History

Vera Viana (1971) investiga geometria poliédrica e as relações entre Arquitectura e Matemática como Investigadora Externa integrada no CEAU (Arquitectura: Teoria, Projecto. História).
Doutoranda em Didáctica das Ciências e da Tecnologia (Especialidade de Didáctica de Ciências Matemáticas) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com a tese “Tesselações Uniformes com Poliedros Convexos - Aplicações didácticas para o Ensino da Geometria”.
Presidente da Direcção da Aproged (Associação dos Professores de Geometria e de Desenho) desde 2009, Vera Viana organiza, entre outras funções, as Conferências Internacionais Geometrias (desde 2013), as Jornadas Didácticas (desde 2016), e edita os Proceedings das Conferencias Geometrias (desde 2014) e os Boletins da Aproged (desde 2009).
Conference report editor do Nexus Network Journal desde 2014.
Membro da Comissão Científica da ICGG2018 (International Conference on Geometry and Graphics) e Mongeometrija 2018.
Como Professora de Geometria Descritiva, Formadora de Professores (exploração de software de geometria dinâmica) e autora de dois manuais escolares de Geometria Descritiva para o ensino secundário (2013 e 2014), Vera Viana tem estado envolvida, desde 2001, no desenvolvimento de recursos educacionais com software de geometria dinâmica, de modelação tridimensional e de modelação algorítmica e é autora de artigos e apresentações sobre o assunto.
Licenciada em Artes Plásticas - Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Vera Viana (1971) studies polyhedral geometry and the relationships between Architecture and Mathematics as an Integrated Researcher at CEAU (Architecture: Theory, Project and History).
Presently taking a Ph.D. focusing on polyhedra and spatial tessellations at the Sciences and Technology School (Didactic of Mathematical Sciences) in Trás-os-Montes and Alto Douro’s University.
Director of Aproged (Portuguese Geometry and Drawing Teachers’ Association) since 2009, Vera Viana organizes the International Conferences Geometrias (since 2013), Jornadas Didácticas (since 2016) and is Editor-in-Chief of the Geometrias Conference Proceedings (since 2014) and Aproged’s Bulletins (since 2009).
Conference report editor for Nexus Network Journal. since 2014.
Member of the Program Committee of ICGG2018 (International Conference on Geometry and Graphics) and Mongeometrija 2018.
As a Teacher of Descriptive Geometry, a Teachers’ Trainer (on the exploration of dynamic geometry software), Authorized Rhino Trainer and author of two schoolbooks on Descriptive Geometry for the secondary level (2013 and 2014), Viana has been engaged since 2001 in the development of educational resources with dynamic geometry, three-dimensional modelling and algorithmic modelling software, having authored papers and presentations on the subject.
Graduated in Painting in the Fine Arts Faculty of the University of Porto, Portugal.