Daniela Pereira Alves RIBEIRO
grau Mestre
categoria Não Aplicável (Bolseiro)
vínculo FCT
email dribeiroarq.up.pt
ano 27-09-2017
Chave de associação FCT J6232212qsKX (50%)

grupos de investigação   Património da Arquitectura, da Cidade e do Território - Architecture, City and Territory Heritage

Daniela Pereira Alves Ribeiro (Espinho, 1986) é arquitecta pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto; obtém o grau de Mestre em 2010.
Em 2011 integra a equipa multidisciplinar que desenvolve o Plano Estratégico “Regeneração Urbana. Uma visão estratégica para Castelo de Paiva”, tendo estado envolvida na execução de diferentes documentos de planeamento estratégico e gestão urbanística.
Em 2012 ingressa no Curso de Estudos Avançados em Património Arquitectónico (CEAPA-FAUP), no qual inicia a investigação relativa a complexos mineiros.
Actualmente encontra-se a frequentar o Programa de Doutoramento em Arquitectura -Património Arquitectónico-, desenvolvendo investigação em torno de territórios de produção energética e património paisagístico, tendo já apresentado uma série de comunicações e publicado artigos relativos à investigação então desenvolvida na Bacia Carbonífera do Douro.
Foi bolseira de diferentes edições do Programa de Bolsas de Investigação na Área da Cidade e da Arquitectura “Cidade e Património Arquitectónico do século XX: 1910-1974” (Fundação da Juventude, Ordem dos Arquitectos) em 2012 e 2015/16, tendo já integrado outros projectos de investigação, nomeadamente no Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da Universidade Católica Portuguesa (2017) e o Projecto de Investigação ESTEJO (CITAD, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014).

Daniela Pereira Alves Ribeiro (Espinho, 1986) is architect from the Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto; the Master degree is obtained in 2010.
In 2011, she is integrated in the multidisciplinary team that develops the Strategic Plan to Castelo de Paiva, “Regeneração Urbana. Uma visão estratégica para Castelo de Paiva”. She also have been involved in other strategic planning and urban management documents.
In 2012 she enrol the Advanced Studies in Architectural Heritage Course (CEAPA-FAUP), in which began the investigation on mining complexes.
She is currently on the PhD Program in Architecture –Architectural Heritage- (PDA-FAUP), developing research about territories of energy production and landscape heritage, having already presented some communications and published articles related to the research about the Carboniferous Basin of Douro.
She received a grant from different editions of the Research Fellowship Program in City and Architecture “Cidade e Património Arquitetónico do século XX: 1910-1974” (Fundação da Juventude, Ordem dos Arquitetos) -2012 and 2015/16-, having already integrated other research projects, namely at the Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Universidade Católica Portuguesa (2017) and the Research Project ESTEJO (CITAD, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014).

link DeGóis