Nuno BRANDÃO COSTA

categoria Professor Auxiliar
email ncostaarq.up.pt
ano 20-12-2016

grupos de investigação   Arquitectura e Modos de Habitar - Architecture and modes of inhabiting

Nuno Brandão Costa (Porto, 1970) licencia-se pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) em 1994, onde lecciona a Cadeira de Projecto 4 desde 2001 e se doutorou em 2013.
Entre 1992 e 1997 faz um estágio curricular com Herzog & de Meuron em Basileia na Suiça e entre 1993 e 1998 colabora com José Fernando Gonçalves & Paulo Providência no Porto.
Em 2004 ganha o Prémio revelação e mérito “Jornal Expresso / SIC – 12 anos”
Integra a representação de Portugal na 8ª Exposição Internacional da Bienal de Veneza em 2004; na Bienal de arquitectura de São Paulo em 2005; “Portugal Now”, Cornell University; Nova Iorque em 2007; “Tradition is inovation” Tokyo 2011 e na Trienal de Arquitectura de Milão em 2004 e 2014.
Em 2008 é nomeado para o prémio “Mies Van der Rohe”, é-lhe atribuido o “Prémio Secil” 2008 e o “Prémio Vale da Gândara” 2010/2011 e é nomeado para o prémio “BSI - Swiss Architectural Award”, 2012.
Professor convidado na ETSA da Universidad de Navarra; Estudio Barozzi Universidade de Girona; EHL CAMPUS Lausanne.
Critico convidado na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (EAUM); Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra (DARQ); École Polytechnique Federale de Lausanne (ENAC-EPFL), Suiça; FAPyD-UNR de Rosário na Argentina e Harvard Graduate School of Design (GSD), Cambridge, EUA.
Coordenador e professor do Curso de Estudos Avançados em Projecto de Arquitectura (EAPA 2014/2015) na FAUP.
O seu trabalho tem sido apresentado em Seminários e Universidades na Alemanha, Argentina, Bulgária, Croácia, Espanha, Itália, Macedónia, Portugal, Républica da Irlanda e Suiça.