Ana Luísa Teixeira de SÁ
grau Licenciatura
categoria Não Aplicável (Investigador)
vínculo Sem Vínculo
email alsaarq.up.pt
ano 20-12-2016
Chave de associação FCT J5787445fwyv (100%)

grupos de investigação   Arquitetura: Teoria, Projeto, História - Architecture: Theory, Project and History

Ana Luísa de Sá é doutoranda na Faculdade de Arquitectura Universidade do Porto — FAUP, desde 2014, onde conduz investigação sobre a experiência da arquitectura, convocando a neuro-estética e a neuro-fenomenologia para uma compreensão apurada dos seus processos.
O trabalho está a ser desenvolvido sob orientação do Prof. Dr. José Miguel Rodrigues (CEAU FAUP) e co-orientação do Prof. Dr. Juhani Pallasmaa (University of Helsinki).
Concluiu Licenciatura em Arquitectura na FAUP (2004), com uma passagem pelos Estados Unidos onde foi investigadora no Design Center for American Urban Landscape e estudante na College of Architecture and Landscape Architecture, na University of Minnesota (2002), como bolseira.
Durante uma década de prática profissional de arquitectura em ateliers galardoados de Londres e do Porto, desenvolveu e coordenou projectos de arquitectura, incluindo projectos de intervenção e conservação de edifícios e lugares históricos e protegidos, em Inglaterra, País de Gales e Portugal.
Recentemente completou a pós-graduação Estudos Avançados em Património Arquitectónico (2013) e a Especialização em Arquitectura: Teoria, Projecto, História (2015) na FAUP.

Ana Luísa de Sá is a PhD candidate at Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto — FAUP, since 2014, where she conducts research about the experience of architecture, summoning neuroaesthetics and neurophenomenology for an in-depth understanding of its processes.
Her work is being developed under supervision of Prof. Dr. José Miguel Rodrigues (CEAU FAUP) and co-supervision of Prof. Dr. Juhani Pallasmaa (University of Helsinki).
She completed her Licenciatura Degree in Architecture at FAUP (2004), and was a researcher with the Design Center for American Urban Landscape and a graduate student at the College of Architecture and Landscape Architecture, at the University of Minnesota (2002), as a scholarship recipient.
Throughout a decade of professional practice in award-winning architectural studios in London and in Porto, she developed and coordinated architectural works, including the rehabilitation and conservation of protected historic sites and buildings, in England, Wales and Portugal.
Recently she completed the post-grad Advanced Studies in Architectural Heritage (2013) and the Specialization in Architecture: Theory, Project, History (2015) at FAUP.