Ana Catarina Dinis COSTA
categoria Assistente Convidado
email accostaarq.up.pt
ano 21-12-2015
Chave de associação FCT J568894fqyH6 (60%)

grupos de investigação   Arquitetura: Teoria, Projeto, História - Architecture: Theory, Project and History

Ana Catarina Dinis Costa (Lisboa, 1985). Mestre em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) em 2010. Pós-graduada em Arquitectura – Arquitectura: Teoria, Projecto, História na FAUP em 2013. Doutoranda na mesma instituição, desenvolve a sua investigação sobre o Processo SAAL/Porto.
Colaborou em alguns gabinetes de arquitectura, como N-red Arquitectos do professor catedrático José Antonio Sosa em Las Palmas, AB Projectos de Ana Vale e Bárbara Rangel no Porto, e fez estágio profissional na Câmara Municipal de Guimarães entre 2011 e 2012 ao abrigo do programa PEPAL. Foi bolseira de investigação num projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) entre 2012 e 2013 na Fundação Minerva da Universidade Lusíada de Lisboa. Tem desenvolvido investigação sobre habitação e a cidade do Porto, com comunicações em eventos nacionais e internacionais e vários artigos publicados. Realizou, com Alexandre Alves Costa, a montagem “80 Imagens | Processo SAAL” que esteve patente na exposição “O Processo SAAL: Arquitectura e Participação 1974-1976” na Fundação de Serralves, e no Canadian Centre for Architecture em Montreal. Prestou serviços de tratamento documental para o projecto de investigação “O Processo SAAL/Norte” integrado no centro I&D CEAU-FAUP entre 2013 e 2014. Faz parte do conselho editorial do projecto editorial “Cidade Participada: Arquitectura e Democracia. Operações SAAL” do centro I&D CEAU-FAUP, editado pela Tinta-da-China. Desde 2014, é assistente convidada da unidade curricular História da Arquitectura Contemporânea na FAUP.

Ana Catarina Dinis Costa (Lisboa, 1985). Master in Architecture at the Faculty of Architecture of the University of Porto (FAUP) in 2010. Post-graduation in Architecture – Architecture: Theory, Project, History at FAUP in 2013. PhD student in the same institution, is developing her research on SAAL/Porto Process.
Collaborated in several architecture offices, like N-red Arquitectos (from Professor José Antonio Sosa) at Las Palmas, AB Projectos (from Ana Vale and Bárbara Rangel) at Porto, and did an internship at Guimarães Municipal Council between 2011 and 2012 under PEPAL programme. Was a research fellow in a project financed by the Portuguese Foundation for Science and Technology between 2012 and 2013 at Minerva Foundation of Lusíada University of Lisbon. Has done research on housing and the city of Porto, with communications at national and international events and some published articles. Collaborated with Alexandre Alves Costa on the making of “80 Images | SAAL Process” displayed in the exhibition “The SAAL Process: Architecture and participation 1974-1976” at Serralves Museum and at the Canadian Centre for Architecture in Montreal. Worked on archive treatment for the research project “The SAAL/Norte Process” integrated in the centre R&D CEAU-FAUP between 2013 and 2014. Member of the Editorial Board of the editorial project “Participated City: Architecture and Democracy. SAAL Operations” in the centre R&D CEAU-FAUP, edited by Tinta-da-China. Since 2014, is teaching the curricular unit History of Contemporary Architecture as invited assistant at FAUP.

link DeGóis