Maria Alexandra Correia de CASTRO
categoria Assistente Convidada
email macastroarq.up.pt
ano 13-12-2013
Chave de associação FCT J606554pavkf (50%)

grupos de investigação   Arquitetura: Teoria, Projeto, História - Architecture: Theory, Project and History

Alexandra Castro é licenciada em Arquitectura (FAUP, 2002), Mestre em Metodologias de Intervenção no Património Arquitectónico (FAUP, 2009) e actualmente doutoranda do PDA-FAUP, estando a desenvolver a tese intitulada “Geometria e Arquitectura Contemporânea. Para uma revisão do ensino universitário da Geometria”.
É assistente convidada na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde lecciona desde 2014 a unidade curricular de Geometria e Arquitectura.
Desde 2013 integra a equipa do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP.
A sua principal área de estudo incide nas interferências entre as recentes inovações tecnológicas, no campo do desenho e da fabricação digital, a geometria e o projecto. Em particular interessa-lhe perceber o que aconteceu à geometria enquanto disciplina de apoio ao projecto, de que forma a geometria é hoje utilizada no acto criativo enquanto ferramenta de apoio à concepção, composição e construção dos objectos arquitectónicos.
Paralelamente, em 2010, fundou com Nicola Natali a empresa Castro Natali na qual desenvolve projectos de arquitectura e design, desde a escala da cidade até à escala do objecto, para o sector público e privado, em Portugal e no estrangeiro.