Joana Maria Marques do VALE
categoria Carreira no setor privado
email jvalearq.up.pt
ano 14-12-2012
Chave de associação FCT J568759btEC7 (0%)

grupos de investigação   Arquitectura e Modos de Habitar - Architecture and modes of inhabiting

JOANA VALE (Vila do Conde, 1987). Designer Industrial (UBI, 2008), concluiu o primeiro ciclo de estudos com a melhor classificação final no ano lectivo de 2007/08. Nesse período, participou no concurso UBI Engenho (2006) e ficou em segundo lugar na classe de projeto “mais original”. No concurso de 2007 venceu quatro categorias das cinco possíveis. Nesse mesmo ano, fez estágio curricular na empresa G&G onde criou novas soluções para cozinhas domésticas. Em 2009, a convite da UBI expôs três dos seus projetos na EXPOCASA - Exponor.

Mestre em Design Industrial (FEUP, 2010), para a sua Dissertação, fez estágio curricular no INEGI. Como resultado em 2012 apresentou no simpósio ICEM 15 (Porto, FEUP, 22-27 Julho 2012) o poster: “Challenges in the Relationship Between Designers and Engineers in Product Development Teams”. Ainda durante o Mestrado, a convite da Comissão Científica, participou no Jump Start to Design Research Workshop, na TU Delft, Holanda.

O trabalho realizado despertou o interesse dos Diretores do INEGI que acabaram por a convidar a dar continuidade ao trabalho desenvolvido, fez um estágio profissional na área do Design de Produto e Sistemas. Findo o estágio continuou a trabalhar no INEGI, mas motivada em aprender, conseguiu em 2011 uma bolsa de doutoramento da FCT e hoje encontra-se a frequentar o 3º ano do Programa Doutoral em Arquitetura (FAUP), onde se dedica ao estudo “D2S – Designing the Dynamics of To-be School Spaces”.

Ao nível de centros de investigação, em 2012 integrou-se no CEAU (Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo, onde participa no projecto de investigação “Que Espaço para a Escola? – Cenários de Inovação” dirigido pelo Prof. Doutor Rui Braz Afonso (FAUP) e com a Prof. Daniela Ladiana da Fac.de Arq. de Pescara.