Mariana Soares Martins de CARVALHO
vínculo Bolseiro de Investigação
email msmcarvalhoarq.up.pt
ano 10-07-2012
Chave de associação FCT J558355brmHs (100%)

grupos de investigação   Património da Arquitectura, da Cidade e do Território - Architecture, City and Territory Heritage

Mariana Martins de Carvalho (Porto, 1979). Arquitecta (Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, FAUP, 2005) e licenciada em Artes Plásticas - Pintura (Faculdade de Belas Artes, FBAUP, 2011). Mestre em Arquitectura (MIARQ-FAUP, 2011) e pós-graduada pelo Curso de Estudos Avançados em Património Arquitectónico (CEAPA-FAUP, 2012). Doutoranda do Programa de Doutoramento em Arquitectura no Perfil Património Arquitectónico, (PDA-FAUP).
Fez estágio profissional na Direcção Regional do Porto do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR / DRP, 2005-2006). Colaborou em vários gabinetes de arquitectura na área da reabilitação e valorização do património arquitéctonico e arqueológico.

Desenvolve a investigação de doutoramento, com bolsa concedida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), sobre o contributo do desenho, como método de análise e interpretação dos vestígios arqueológicos, matéria de suporte para reconstituir e imaginar a arquitectura da antiguidade, apresentando como exemplo as ruínas da cidade antiga de Évora.

Para além actividade em arquitectura e investigação exerce outros projectos artísticos, nas áreas das artes plásticas e curadoria.

Como investigadora do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP, integra o grupo de Património da Arquitectura, da Cidade e do Território (PACT).

Mariana Martins de Carvalho (Porto, 1979). Architect *(Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto*, FAUP, 2005) and bachelor in Fine Arts – Painting (*Faculdade das Belas Artes*, FBAUP, 2011). Master in Architecture (MIARQ-FAUP, 2011) and postgraduate degree in Advanced Studies  in Architectural Heritage (CEAPA-FAUP, 2012). PhD student in Architecture in the Architectural Heritage Profile (PDA-FAUP).

Professional internship at the *Direcção Regional do Porto do Instituto Português do Património Arquitectónico* (IPPAR / DRP, 2005-2006). Collaboration with several architecture studios, having worked on projects in the area of renovation and restoration of architectural and archaeological heritage.

At the moment, she is developing her doctoral research, supported by a grant from the Foundation for Science and Technology (FCT), about the contribution of drawing, as a method of analysis and interpretation of the archaeological remains, field of support to reconstruct and imagine the architecture of antiquity, presenting as an example the ruins of the ancient city of Évora.

In addition to her activity in architecture and research she has been involved in other artistic projects in plastic arts and curatorship areas.

As a researcher at the Centre for Studies in Architecture and Urbanism (CEAU) of FAUP, she is a member of the research group in Architecture, City and Territory Heritage (PACT).