GRUPOS DE INVESTIGAÇÃO - Research groups
 
Atlas da Casa - Housing architectural design and forms of dwelling   AdC [RG-145-1900]
coordinator Domingos Manuel Campelo TAVARES

KEYWORDS
Arquitectura; Habitação; Cultura Material | Architecture; Housing; Culture Studies

OBJECTIVES

Tal como o Atlas de Mercator, no século XVI, a finalidade do projecto de investigação desenvolvido pelo grupo ATLAS da CASA (AdC) é transformar uma realidade invisível em visível.
A casa e seu projecto doméstico (expressões aqui usadas no seu significado mais amplo, arquitectónico, sociocultural e político), por se tratarem de realizações e processos comuns na vida quotidiana, constituem um fenómeno extenso, na medida em que determina todo o espaço doméstico habitável, e complexo, sendo que, para a sua compreensão, impõe inter-relacionar múltiplos agentes de áreas tão diversas como a arquitectura, as ciências histórico-sociais, a geografia, a engenharia de materiais ou a tecnologia industrial, que como estrutura coerente escapam a grande parte das análises sectoriais produzidas sobre este tema. Estes trabalhos, ao não integrarem uma leitura simultaneamente particular e global dos fenómenos, abandonando qualquer sentido de universalidade do conhecimento, determinaram importantes equívocos que marcaram o século XX. Como exemplos, podem referir-se a reconstrução das cidades no pós-guerra e a difusão do urbano na segunda metade do século XX, com problemáticos resultados infra-estruturais e ecológicos, a adopção generalizada de tipologias habitacionais hoje ameaçadas de radical demolição, de par com a produção de normativas sobre a habitação, incapazes de reflectir modos de vida diferenciados e tecnologias disponíveis, ou ainda a utilização de recursos construtivos e tecnológicos inadequados.
A sectorização dos estudos sobre o habitar, de uma forma geral defendida como necessidade de aprofundamento vertical do conhecimento, reduziu drasticamente a sua contextualização. Esta atitude levou, em todos os campos do conhecimento, à rejeição da importância de fenómenos aparentemente menos apelativos e visíveis, caracterizados como banais, anónimos, ou não imediatamente relacionados com a produção da casa, embora geralmente extensos e significativos, que podiam ter revelado situações desconhecidas ou grosseiramente desvalorizadas.
Trata-se assim, mais do que apenas substituir ou actualizar um conhecimento confuso e disperso, de introduzir uma abordagem diferente aos estudos da casa, do habitar e do habitat, que possam reivindicar, com diferentes fileiras de conhecimento, a caracterização de um objecto inserido num estrutura fenomenal e conceptual rica que o deve definir e orientar a investigação.
Para assegurar este objectivo o Atlas da Casa, enquanto grupo de investigação inovador e interdisciplinar, parte da genealogia da casa na convicção de se tratar da ferramenta indispensável para um conhecimento fundamental sobre a casa e o habitar, para interpretar as transformações nela agendadas no século XX, e mapear as tendências do presente.

O Atlas da Casa organiza-se em quatro projectos de investigação:
a) Mapa da Habitação;
b) Narrativas do projecto educativo em Arquitectura;
c) Identidade e Transferência;
d) Formas da habitação e dos equipamentos nas formas do espaço público.

Mapa da Habitação
O projecto de investigação Mapa da Habitação procura identificar os programas públicos de promoção de habitação e as suas concretizações espaciais: edifícios de habitação colectiva ou casas unifamiliares, procurando revelar a extensão e a diversidade desses programas ao longo do século XX em Portugal e avaliar o seu impacto na produção arquitectónica e na transformação urbana.
A fim de estabelecer um estudo processual, contextual, comparativo e interpretativo, analisam-se os arquivos documentais das entidades de promoção de habitação pública visando a definição de uma narrativa construída tendo por base objectos e factos que permita apontar a correlação entre os programas de habitação pública e os contextos políticos e jurídicos, identificar os sistemas arquitectónicos de construção, bem como os tipos de habitação, e geo-referenciar os contextos urbanos em que os conjuntos habitacionais estão inscritos.

Narrativas do Projecto Educativo em Arquitectura
Narrativas do Projecto Educativo em Arquitectura, procura desvendar, mapear e interpretar o conjunto de narrativas, conexões e interferências, interdisciplinares e intergeracionais, que sustentam a transmissão da disciplina Arquitectura e que a unem ao fenómeno mais abrangente da construção da cultura.
Alcançando territórios que extravasam o ensino institucional, a investigação pretende estudar, explorar e construir práticas educativas e de divulgação da Arquitectura centradas em alguns eixos temáticos: os objectos lúdicos, os espaços que educam, as representações do doméstico e os processos curatoriais da Arquitectura.

Identidade e Transferência
O projecto de investigação Identidade e Transferência é dividido em três domínios, tendo a oportunidade de integrar pesquisas patrocinadas por sensibilidades pessoais consolidadas por estudos anteriores dedicados a temas relacionados com as condições de habitar no século XX. Os três domínios são "Erudito e Popular no problema da 'Casa Brasileira'", que estuda as casas unifamiliares de emigrantes portugueses no Brasil, "A obra dos irmãos Rebelo de Andrade", que investiga a produção arquitectónica dos Rebelo de Andrade entre os anos 30 e 60 do século XX e, por fim, "Os processos de desenho arquitectónico português produzido entre os anos quarenta e os sessenta do século XX", considerado um período experimental no panorama da arquitectura moderna portuguesa.

Formas da habitação e dos equipamentos nas formas do espaço público
A investigação deste projecto prossegue com a integração na FAUP de colegas de diferentes nacionalidades durante pequenos períodos de tempo (pelo menos de dois em cada ano) para colaboração na elaboração de artigos e livros dedicados à arquitectura de espaços públicos e ao seu relacionamento com edifícios de habitação ou equipamentos.
Como anteriormente, serão organizadas conferências e master classes em parceria com outras instituições de ensino e alunos de doutoramento serão convidados a desenvolver trabalhos específicos a partir da documentação previamente arquivada resultante do trabalho produzido nos últimos três anos deste projecto (mais de 200 modelos e cdapresentações sobre estudos de caso espaços públicos) pelos alunos do 4.º e 5.º anos do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP.




Such as the Atlas of Mercator in the sixteenth century, the purpose of this research project is to transform an invisible reality in to visible.
The house and the house-project (expressions used here in its wider architectural, cultural and political meaning), determine extensively the domestic space. They refer to a large set of phenomena for whose understanding multiple inter-linking agents are required, in areas as diverse as architecture, history, social sciences, geography, engineering materials and technology industry.
In fact, the wide dimension of the matter, which, as a coherent structure, largely escaped traditional single sector analysis produced on the subject. Failing to include a reading of both individual and global phenomena, abandoning any sense of universality of knowledge and leading to significant confusion, which marked many twentieth century studies.
Clear examples are the post-war rebuilding of cities and the urban sprawl in the second half of the twentieth century, with problematic results on the ecological structure, the widespread adoption of housing types today threatened with radical demolition, together with the production of standards on housing unable to consider different ways of life and new technologies available, or the inadequate use of resources and technology.
The tradition of studies on the dwelling, in general supported by the need for deepening vertical knowledge, drastically ignored its context. This led, in all fields of knowledge, to the hasty rejection of the importance of many phenomena discarded as less attractive and visible, characterized as banal and anonymous, or not immediately related to the production of the house, although generally extensive and significant, which could
have unveiled important but grossly devalued facts and concepts.
More than just replace or upgrade a confused and scattered knowledge, it becomes important to introduce a different approach to the studies of the house, the living and the housing, aiming, with a different approach, a new characterization of a common object, deeply inserted in a grid of rich concepts and structures, that should define and guide the research.
To ensure this goal, the House Atlas, as a group of innovative and interdisciplinary research, will start with the house history and genealogy in the belief that it's an indispensable tool for basic knowledge about the home and dwell, to interpret the changes of the twentieth century and mapify the trends of the present.


Atlas da Casa has four projects leading to a wide comprehension of the contexts, the concepts and the forms of single and multi family housing architecture.

Mapping Public Housing in Portugal
It is intended to promote the development of studies on architectural housing design in the portuguese XXth century.
The out coming overall view from sequential projects will be enriched by the particular vision of each work, through a phenomenological and conceptual approach that guides the research.

Between times and variations: critical approach to the 19th and 20 th centuries architecture
This research is mainly of an essaying nature, whose purposes are to question and debate architects and their works in order to develop innovative readings of the modern culture that over crosses from the XIX and XX centuries. This research intends to question concrete architectural realizations providing not a single interpretation but the possibility of new ones.

Identity and Transference

The Identity and transfer research project is divided in three areas, which integrate research sponsored by consolidated personal sensitivities based on previous studies devoted to issues related to the conditions of living in the twentieth century. The three domains are "Erudito e Popular", which studies the single-family homes of Portuguese immigrants in Brazil, the work of "Rebelo de Andrade Brothers", who investigates Rebelo de Andrade´s architectural production between the thirties and sixties, and finally the "Portuguese architectural design processes produced between the forties and the sixties of the twentieth century", considered a experimental period in the panorama of modern Portuguese architecture.

Forms of housing and public facilities in the forms of public space
The main subject of this project is the Architecture of the public space, with its autonomous and formal identity where the forms of housing and public facilities take place. It searches and develops indicators of its visibility through scientific and artistic production in order to clarify concepts, values and technical reasons in the domain of architecture. Among the expected results stands the definition of an Architectural Design Laboratory of the U.Porto.




PI & RESEARCHERS IN THE GROUP(PhD. Only)
SANTOS, André Miguel Guimarães dos
TAVARES, Domingos Manuel Campelo
RAMOS, Rui Jorge Garcia
RODRIGUES, José Miguel Neto Viana Brás
FONSECA, Maria Teresa Saraiva Pires Fonseca Dias da
GUIMARÃES, Carlos Alberto Esteves
SOARES CARNEIRO, Luis Celestino Mourão
GINOULHIAC, Marco
CRUZ Proença de Carvalho, Marta Luís Oliveira
ALMEIDA, Joaquim Carlos Pinto
SILVA, Ana Sofia Pereira da
CASAL RIBEIRO, Helder Francisco Valente
PORTAS, Nuno Rodrigo Martins
TAVARES, Maria Fernanda Gaspar
LAMEIRA, Maria Gisela Antunes
ROCHA, Luciana da Silva
SILVA, Ana Isabel da Costa e
ROCHA Moreira, Marta
PAULINO, Raquel Alexandra Geada
GONÇALVES, Eliseu Manuel Vieira
PEREIRA, José Virgilio Borges
ROSA, Edite Maria Figueiredo e

OTHER RESEARCHERS IN THE GROUP (Non PhD)
NEIVA, Ana Catarina
BRÁS, Ana Cláudia Cardoso
LOPES DIAS, Tiago Luis de Noronha
PINHEIRO, Germano Manuel Novais de Castro
SILVA, Sérgio Alves do Rêgo Dias da